Há 25 anos

Mensalidade escolar em Minas pode aumentar 16,5% no próximo ano

Veja o que foi notícia na capa do jornal O TEMPO no dia 18/11/1997

Por Isis Mota
Publicado em 18 de novembro de 2022 | 05:00
 
 
 
normal

Escolas e faculdades ligadas a igrejas e administradas por fundações avaliavam aumentar as mensalidades em 16,5% no ano de 1998. O reajuste decorria do fim das isenções determinado pelo pacote de ajuste fiscal do governo federal, segundo o então presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino de Minas (Sinepe), Eliziário Pereira Rezende. Ele justificava o aumento pela isenção do INSS patronal (tributo de 20% sobre salários), entre outros, e previa também o corte das bolsas de estudo. Na Grande BH, naquela época, havia 200 mil alunos em escolas particulares.

Um atentado nas ruínas de Luxor, no Egito, matava pelo menos 78 pessoas, das quais 69 eram turistas estrangeiros. Seis terroristas também morreram. O ataque foi atribuído a extremistas islâmicos do Khamal Islamia, grupo xiita que tentava derrubar o governo local.

Estudo do IBGE com o Unicef, feito entre 1991 e 1996, revelava que 4,6 milhões de crianças e adolescentes brasileiros, de 10 a 17 anos, estudavam e trabalhavam, e 2,7 milhões, na mesma faixa etária, estavam fora da escola e só trabalhavam. Cerca de 3,5 milhões de menores trabalhavam mais de 40 horas semanais.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!