Há 25 anos

População de BH teme a inflação, revela pesquisa do DATATEMPO

Veja o que foi notícia na capa do jornal O TEMPO no dia 16/11/1997

Por Isis Mota
Publicado em 16 de novembro de 2022 | 05:00
 
 
 
normal

O medo da volta da inflação era a principal preocupação da população de Belo Horizonte em relação ao pacote econômico lançado pelo governo Fernando Henrique Cardoso em 1997, de acordo com pesquisa feita pelo instituto DATATEMPO na época. Para 65,2% dos entrevistados, a inflação aumentaria; 58,2% acreditavam que a situação do país iria piorar. Havia expectativa de queda no consumo, especialmente no Natal.

Como parte do mesmo pacote, todos os incentivos fiscais para projetos de empresas foram reduzidos (exceto os já aprovados até a data). A proposta também previa que a Receita Federal passaria a cobrar, a partir de 1998, Imposto de Renda de clubes de futebol, escolas, universidades e hospitais. Outra novidade era a obrigatoriedade da nota fiscal automática, por máquina, nas vendas do varejo.

Na mesma pesquisa, o DATATEMPO revelava empate técnico entre o então governador Eduardo Azeredo (PSDB) e o ex-presidente Itamar Franco (PMDB) na corrida pelo governo do Estado, em 1998. Os dois tinham, respectivamente, 25,4% e 24,6% dos votos. No ano seguinte, os dois foram para o segundo turno, e Itamar venceu.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!