Internacional

BYD Dolphin Mini: Sucesso ameaçado por disputa de nome com a BMW

Fabricante chinesa renomeia modelo para aproveitar popularidade do irmão Dolphin, mas enfrenta contestação da marca alemã, detentora da marca Mini

Por Autotempo
Publicado em 26 de março de 2024 | 20:00
 
 
 
normal

A chegada do BYD Dolphin Mini ao Brasil gerou um grande alvoroço no mercado de veículos elétricos, mas além dos consumidores, a fabricante chinesa também está enfrentando turbulências.

Com o nome "Seagull" na China, o modelo foi renomeado aqui no Brasil para Dolphin Mini, para aproveitar o sucesso do irmão Dolphin.

No entanto, a escolha de adicionar "Mini" ao nome pode trazer consequências para a BYD, já que a BMW, detentora da marca homônima, parece não ter ficado satisfeita com a utilização das quatro letras em alguns mercados.

Disputa global

O embate começou na Austrália, onde a BYD teve em vista registrar o nome do subcompacto. No entanto, a BMW, que detém os direitos da marca Mini desde 1997, manifestou descontentamento com a situação.

O registro do Dolphin Mini foi efetuado em 8 de fevereiro de 2024, e desde então, representantes locais da fabricante alemã estão em discussões sobre o assunto.

Caso a marca seja aprovada e o modelo lançado na Austrália, ele se tornaria um concorrente direto do Mini Cooper, hatch elétrico da BMW.

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!