SEM ACORDO

Israel diz que proposta de trégua aceita pelo Hamas está 'longe' das exigências israelenses

O gabinete de guerra decidiu continuar com a operação em Rafah para exercer pressão militar sobre o Hamas, diz comunicado

Por Agências
Publicado em 06 de maio de 2024 | 18:18
 
 
 
normal

Israel afirmou, nesta segunda-feira (6), que, embora a proposta de cessar-fogo na Faixa de Gaza aceita pelo Hamas esteja "longe das exigências de Israel", enviará uma delegação com mediadores para discutir todas as possibilidades.

"Israel enviará uma delegação [...] com os mediadores para esgotar as possibilidades de alcançar um acordo" de cessar-fogo, "mesmo que a proposta do Hamas esteja longe das exigências essenciais" de Israel, indicou o gabinete do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu em comunicado. O gabinete de guerra "decidiu continuar com a operação em Rafah para exercer pressão militar sobre o Hamas", acrescentou.

Três fases

A proposta de trégua na Faixa de Gaza aceita pelo Hamas tem três fases e a meta de um cessar-fogo permanente, declarou, nesta segunda-feira (6), um alto dirigente do movimento islamista palestino à emissora Al Jazeera.

O plano contempla três etapas, cada uma com duração de 42 dias, e inclui a retirada completa do Exército israelense da Faixa de Gaza, a volta dos deslocados e uma troca dos reféns ainda em cativeiro no território palestino por presos palestinos em Israel, com o objetivo de alcançar um "cessar-fogo permanente", disse Khalil al-Hayya à emissora catari.

O Hamas declarou horas antes ter informado Catar e Egito que aceita a proposta apresentada pelos dois países para um cessar-fogo no território palestino, devastado após sete meses de guerra.

Um alto dirigente do grupo islamista disse à AFP que "agora a bola está no campo de Israel", que pode optar "entre aceitar o acordo de cessar-fogo ou colocar entraves no mesmo".

Em Rafah, no extremo sul da Faixa de Gaza e onde o Exército israelense ordenou a evacuação de parte da cidade para uma operação militar iminente, a multidão comemorou o anúncio do Hamas.

                

(AFP)


                

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!