POSTURA NAS ELEIÇÕES 2024

Apoio declarado de Cleitinho à pré-candidatura de Engler causa mal-estar no Republicanos

O Republicanos, partido de Cleitinho, cobra apoio do senador à pré-candidatura de Mauro Tramonte, mas ele já declarou estar ao lado de Bruno Engler, pré-candidato pelo PL

Por Mariana Cavalcanti
Publicado em 07 de maio de 2024 | 15:56
 
 
 
normal

O senador Cleitinho confirmou que vai apoiar, em Belo Horizonte, a pré-candidatura do deputado estadual Bruno Engler, do PL. A decisão causou mal-estar no partido do senador, o Republicanos, que também possui pré-candidato próprio: o deputado estadual Mauro Tramonte. Em conversa com o Aparte, Cleitinho deixou claro que sempre teve liberdade dentro do partido para fazer definições pessoais em detrimento das partidárias. 

“Vou ficar com Bruno. O meu partido está lançando o Mauro, e eu respeito, mas quando eu fui para o Republicanos eu deixei bem claro que minhas definições são pessoais. Nada contra o Tramonte, mas eu tenho uma ligação com o Bruno”, declarou Cleitinho à coluna. 

A aliança já é esperada pelo pré-candidato do PL, que disse ter uma relação antiga com o senador. Segundo Bruno Engler, o combinado de apoio nas eleições municipais não diz respeito à relação entre os partidos Republicanos e PL, mas sim ao relacionamento dele com Cleitinho. 

Insatisfação. A decisão já anunciada às claras por Cleitinho, entretanto, não agradou boa parte do partido Republicanos, incluindo o pré-candidato Mauro Tramonte. Durante entrevista no Café com Política, da FM O TEMPO, nesta segunda-feira (6), o deputado cobrou o apoio de Cleitinho na disputa pela Prefeitura de Belo Horizonte.

O deputado federal Gilberto Abramo, que faz parte da diretoria do partido, confirmou que o senador possui liberdade de escolha dentro da legenda, mas disse que havia uma promessa de que ele apoiaria Tramonte nas eleições. 

Mesmo com o próprio partido confirmando a liberdade do senador, integrantes do Republicanos estão relatando um desagrado com o que chama de “falta de fidelidade” de Cleitinho com a legenda. À coluna, uma fonte que preferiu não se identificar contou que o senador já deixou claro que só está no partido porque é obrigado a se filiar.

Sobre as eleições municipais de 2024 em Minas Gerais, o membro do partido afirmou que Cleitinho vai fazer uma “salada mista”, apoiando diferentes partidos em cada cidade, de acordo com sua vontade própria. 

Mudança de partido. Em novembro de 2023, o Aparte apurou que o partido Novo vinha cobiçando a filiação do senador Cleitinho, em uma tentativa de popularizar a legenda. As negociações continuaram até abril, quando teria sido combinado um prazo limite para que o parlamentar tomasse uma decisão quanto ao seu futuro partidário. Contudo, até o momento, Cleitinho não confirma se irá mudar de partido. 

Fontes ligadas ao diretório estadual do Novo confirmaram à coluna que ainda “há espaço” para o senador na legenda. Segundo apurou O TEMPO, Cleitinho teria dito ao Novo que possuia um combinado de ficar no Republicanos pelos próximos meses, e que por isso não poderia oficializar uma troca de partido ainda. 

Outro partido que não esconde o cotejo ao senador é o PL. O presidente estadual, deputado federal Domingos Sávio, deixou claro que possui uma “excelente” relação com Cleitinho, e que irão trabalhar juntos em algumas campanhas no interior de Minas Gerais e, muito possivelmente, em Belo Horizonte. A legenda não descartou a possibilidade de uma filiação futura do senador, mas disse que não há uma conversa atual sobre isso. 

A falta de uma marca partidária de Cleitinho e a disputa entre os partidos pelo seu nome reflete, também, a situação de sua própria família na política. Seu irmão gêmeo, Gleidson Azevedo, é prefeito de Divinópolis e indica que vai tentar a reeleição pelo partido Novo, legenda que já faz parte. Já Eduardo Azevedo, que é deputado estadual, é filiado ao PL.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!