O governo francês expressou uma certa abertura para a possível instalação de uma fábrica da BYD no país, como declarado pelo Ministro das Finanças, Bruno Le Maire.
A receptividade evidencia o interesse em atrair investimentos e promover o crescimento da indústria automotiva local.
Enquanto a União Europeia considera aumentar as tarifas de importação para veículos chineses, montadoras asiáticas como a BYD buscam alternativas, como a construção de fábricas na região.
O objetivo é evitar as barreiras comerciais e aproveitar os incentivos oferecidos pelos países europeus.
A BYD planeja inaugurar sua primeira fábrica de carros elétricos na Europa, localizada na Hungria, com previsão para meados de 2026.
Inicialmente, a capacidade produtiva anual será de 150 mil unidades, podendo dobrar para atender à crescente demanda por veículos elétricos na região.
A Chery assumiu o controle da antiga fábrica da Nissan em Barcelona, na Espanha, visando iniciar a produção de carros da Omoda ainda em 2024.
Enquanto isso, a Leapmotor, após vender parte das ações para a Stellantis, considera produzir seus carros em uma das fábricas da empresa na Europa, com a Polônia sendo uma possível escolha estratégica.