Recuperar Senha
Fechar
Entrar
Escalada
Eduardo Ramos

Esportes de Aventura

Escalada

Clube Moquiwa - Lagoa Santa

01/03/16 - 11h00

Clube Moquiwa

 

Esporte envolvido – Escalada

Local: Sitio do Rod - Lagoa Santa / MG

Distância: 40km de Belo Horizonte

Tempo de prática: 4 horas

 

A Atividade:

A Escalada pode ser classificada de várias formas: Livre ou Artificial, Boulder, Vias e Solo. Nesse final de semana praticamos a Escalada Esportiva, que está relcionada a altura e os equipamentos utilizados.

O Sítio do Rod fica localizado em Lagoa Santa e tornou-se referência para escaladores em Minas Gerais. Apesar de ter chovido nos dias anteriores, tivemos a felicidade em chegar e rocha estar seca, tirando que algumas agarras estavam com água e barro. Foram 3 vias de 4º, 5º e 5º SUP, com uma média de 20 minutos para cada praticante fazer a via. Apesar da dificuldade por ser primeira vez de muitos, a superação foi o que ficou guardado para todos aquele dia. O incentivo, coragem e o espírito de equipe tornou esse grupo especial, pois todos estavam na torcida uns pelos outros.

 

                                                           Foto:Eduardo Ramos

Acredito muito no crescimento da escalada, fiz bons amigos e profissionais que admiro que são escaladores. Esse esporte, pode se ser praticado por diversos tipos de pessoas (crianças, jovens, adultos e idosos). Nesse ano de Olimpíadas, quase tívemos a felicidade em ter a escalada como esporte olímpico e entrar com o pé direito nas olímpíadas do Rio.

Fazendo uma análise mais técnica, é um esporte classificado com atividade anaeróbica, que exige Resistência de Força, Força Máxima e Força Explosiva, habilidades motoras finas e grossas e Flexibilidade. Trabalha bastante grupos musculares de membros inferiores e superiores.  A Resistência de Força, Força Explosiva e Força Máxima estão relacionadas ao grau da via, altura da rocha e se a rocha é positiva ou negativa. A Escalada envolve 3 princípios básico: força, técnica e psicológico. Os membros superiores e inferiores são de extrema importância para realizar alguns movimentos e força no abdômen para manter a estabilização.

 

                                                           Foto: Eduardo Ramos

Podendo ser praticado individual Bouder, a maioria das "modalidades da escalada" são praticados em duplas para um fazer a segurança do outro. Geralmente criam-se um grupos de escaladores que acabam encontrando nos pontos de escalada como lazer.  Existem campeonatos e festivais de escalada indoor e outdoor de forma competitiva integração do meio. Existem vários tipos de equipamentos, mas os principais são a sapatilha, Baudrier(cadeirinha), corda, mosquetões, fitas, costuras e diferentes tipos de freio.

Existem profissionais capacitados que trabalham com treinamento e cursos. Os equipamentos de escalada têm vida útil e devem estar certificados nas normas de segurança. 

Até a próxima aventura...

Dudu

 

Enviar Comentário

Li e aceito os termos de utilização
Compartilhar usando o Facebook
ou conecte-se com

ATENÇÃO

Cadastre-se para poder comentar

Comentar com Facebook Comentar com Twitter