Recuperar Senha
Fechar
Entrar
Rapel
Eduardo Ramos

Esportes de Aventura

Rapel

Clube Moquiwa / Rapel na Cachoeira do Rapel - Lapinha da Serra/MG

28/03/16 - 13h00

Esporte envolvido – Rapel

Local: Lapinha da Serra / MG

Distância: 143km de Belo Horizonte

Tempo de prática: Trekking 30 minutos e Rapel 15 minutos

 

                                             Foto:Eduardo Ramos

A Atividade:

O Rapel para alguns é um esporte e para outros uma técnica que vêm da escalda, chamada de descenção: Praticado em pontes, viadutos, paredões e rochas. Necessita de equipamentos como Baudrier (cadeirinha), moquetão, freio (oito, grigri ou atc e outros), corda e capacete. Luva opcional!

A Lápinha da Serra um dos lugares mais bonitos que ja fui e fica à 143Km de Belo Horizonte. Passando pelo Serra do Cipó, são 133km de asfalto e mais 10km de estrada de terra até o vilarejo. Fizemos um trekking de 20 minutos até atingirmos o alto da cachoeira. Em seguida foram passadas as instruções e logo em seguida demos início a atividade.Com a média de descida de 15 minutos para cada pessoa, o tempo passou voando e no final fizemos o procedimento de ancoragem e depois saltamos no poço da cachoeira. Alguns apresentaram dificuldade por ser primeira vez e lidar com a altura e o volume de água da cachoeira, mas a experiência viviada e o prazer em contato com a natureza foi o que cada um teve a chance de sentir...

 

                                Foto:Eduardo Ramos

Fazendo uma análise mais técnica, é um esporte onde realiza pouco esforço. O psicológico está mais envolvido e a técnica de segurança torna-se primordial para sua prática. O uso de luvas é recomendado para não queimar a mão quando a corda passar, mas por ter sido realizado na cachoeira, a corda estava molhada e diminuiu bastante esse atrito. Oriento que todos que tiverem interessados em fazer o esporte, procurem profissionais capacitados que já realizam esse tipo de trabalho. Existem muitas pessoas que julgam-se capaz de fazer uma ancoragem e depois só pegar a corda e descer! Segurança é "TUDO"!!!

 

                                             Foto: Eduardo Ramos

 

Até a próxima aventura...

Abraço,

Dudu

 

Enviar Comentário

Li e aceito os termos de utilização
Compartilhar usando o Facebook
ou conecte-se com

ATENÇÃO

Cadastre-se para poder comentar

Comentar com Facebook Comentar com Twitter