Opinião

"Surpreendente o primeiro mês de Milito no Atlético", afirma Breno Galante

Treinador argentino completou um mês no comando do time alvinegro e blogueiro de O TEMPO Sports fala sobre

Por Breno Galante
Publicado em 25 de abril de 2024 | 14:26
 
 
 
normal

Gabriel Milito completou um mês de Atlético. O técnico foi anunciado pelo Galo no dia 24 de março e, no dia seguinte, já estava começando o seu trabalho na Cidade do Galo. Até o momento são oito jogos do time sob seu comando, com cinco vitórias e três empates. Seu time fez 18 gols e tomou 8. O treinador está invicto e com um aproveitamento de 75%.

Realmente, são números que chamam atenção. Sem contar o desempenho do time dentro de campo, que, a cada partida, vai melhorando. Hoje, o trabalho de Milito, que é líder do seu grupo na Libertadores e está a dois pontos da liderança do Brasileiro, já começa a ser comentado pela imprensa do eixo Rio-SP.

Vale lembrar que o treinador chegou como uma aposta e a maioria dos torcedores do Galo ficou com um pé atrás, desconfiada, por não conhecer o treinador. Poucos torcedores acompanham o Campeonato Argentino. A maioria sabia que Milito tinha sido zagueiro, tinha atuado pelo Barcelona e colecionava títulos como jogador. Poucos conheciam algo a respeito sobre sua carreira como técnico.

Outro ponto que levantou desconfiança por parte dos torcedores foi o fato de que as últimas experiências do Atlético com técnicos estrangeiros não tinham sido muito agradáveis. Sampaoli chegou em 2020 e criou um clima negativo na Cidade do Galo, com toda sua arrogância e falta de educação. Dentro de campo até teve um bom desempenho, mas não deixou saudades, principalmente para quem trabalhou com ele no Galo,

Depois foi a vez de Turco, que chegou para substituir Cuca, que tinha sido campeão brasileiro e da Copa do Brasil no ano anterior. A cobrança em cima do técnico argentino foi muito grande. E mesmo ele tendo bons números, o torcedor não gostava do jeito que o time jogava e pediu a demissão do treinador.

No ano passado chegou Coudet. Mais um argentino que não soube administrar o ambiente, nem com os jogadores e nem com a diretoria. Bateu de frente com todo mundo. Expôs em público questões internas e acabou demitido.

Desta vez a história parece ser bem diferente. Milito chegou ao Atlético esbanjando humildade e respeito com todos. Sempre deixa claro a grandeza do clube. Sabe que o Atlético é bem maior do que qualquer jogador ou treinador que passou por aqui. E sabe também que, para ter sucesso, tem que trabalhar lado a lado com quem já estava e tem que ter o apoio e o respeito do torcedor.

Milito faz questão de conversar com todos os jogadores para entender suas dificuldades e como preferem atuar, para tentar encaixá-los da melhor maneira possível no seu esquema. E hoje todos os jogadores confiam no treinador e nas suas ideias de jogo. Esse é um ponto de grande importância para um time que almeja grandes conquistas.

Se eu tivesse que escolher uma única palavra para descrever o que acho do trabalho de Milito no Atlético até agora eu escolheria “surpreendente”.
Confesso que não esperava um resultado como este que estamos vendo em tão pouco tempo e praticamente com um jogo a cada três dias.

Isso é fruto de um trabalho feito em grupo, por um treinador que tem muito conhecimento de futebol, inclusive por ter sido jogador. E, também, por  sua excelente gestão de grupo. Hoje o Galo tem um ambiente de harmonia e isso faz uma tremenda diferença.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!