CRIPTOMOEDAS

Criminosos usam ‘deepfakes’ de Elon Musk para aplicar golpe de investimento

De acordo com a Comissão de Valores Mobiliários e Futuros de Hong Kong (HKSFC, na sigla em inglês), a corretora alegava ter uma relação direta com Elon Musk em seu site, agora desativado

Por O TEMPO MUNDO
Publicado em 10 de maio de 2024 | 11:06
 
 
 
normal

As autoridades de Hong Kong  denunciaram nesta semana um golpe de uma corretora de criptomoedas, por uso "deepfakes" — conteúdos gerados por inteligência artificial para atrair investimentos. Na fraude, a companhia, Quantum utilizava o rosto bilionário Elon Musk, criado por IA, para oferecer serviços de negociação de criptomoedas.

De acordo com a Comissão de Valores Mobiliários e Futuros de Hong Kong (HKSFC, na sigla em inglês), a corretora alegava ter uma relação direta com Elon Musk em seu site, agora desativado. Além disso, mencionava que o bilionário desenvolveu a tecnologia subjacente de IA usada para a negociação de criptomoedas. No entanto, as autoridades descobriram que todo conteúdo eram frutos de "deepfakes".

Ao longo das investigações, a SFC também suspeitou que a Quantum AI estaria espalhando "informações falsas e enganosas sobre si mesma" por meio de um site de notícias não divulgado. O objetivo era promover seus serviços de negociação de criptomoedas e estabelecer legitimidade entre os investidores de criptomoedas de Hong Kong.


No alerta da SFC de Hong Kong mencionou que a empresa "afirmava no site de 'notícias' que o público de Hong Kong tem usado sua tecnologia para negociar criptomoedas e é capaz de obter retornos 'bons demais para serem verdadeiros'".

Segundo a imprensa local, a HKSFC solicitou que a polícia de Hong Kong bloqueasse o site da Quantum AI e removesse todos os conteúdos das corretoras relacionados ao negócio redes sociais. 

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!