RIO GRANDE DO SUL

Antes e depois: veja fotos de satélite de Porto Alegre, cidade devastada pelas chuvas

Imagens mostram "mar de lama" que predomina em bairros da capital gaúcha; já são 1,36 milhão de pessoas afetadas em todo o Estado

Por Karlon Aredes
Publicado em 07 de maio de 2024 | 13:28
 
 
 
normal

Fotos de satélites mostram a situação que o Rio Grande do Sul se encontra após as fortes chuvas que devastaram boa parte do Estado. A Globalgeo Geotecnologias enviou com exclusividade para O TEMPO imagens de Porto Alegre antes e depois das tempestades, que se iniciaram no fim de abril. É possível ver o "mar de lama" que predomina em bairros da capital gaúcha.

O número de municípios do Rio Grande do Sul afetados pelas fortes chuvas chega a 388, o que representa 78,13% dos 497 do Estado. Os dados constam no boletim da Defesa Civil estadual atualizado às 9h desta terça-feira (7).

O balanço aponta ainda 90 mortes confirmadas decorrentes dos temporais e outros quatro óbitos em investigação para confirmar se há relação com os eventos meteorológicos recentes. No momento, o número de desaparecidos chega a 132. No levantamento oficial, em todo o Estado há 361 feridos. Com 10,88 milhões de habitantes, de acordo com o Censo de 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), já são 1,36 milhão de pessoas afetadas pelas chuvas que ocorrem desde 29 de abril, o que representa 12,55% dos habitantes do Estado.O governo contabiliza ainda 155.741 pessoas desalojadas, e 48.147 pessoas estão temporariamente em abrigos.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!