Recuperar Senha
Fechar
Entrar

Projeção

Alpargatas inaugura fábrica em Montes Claros em 3 meses

Fábrica mineira tem capacidade para 102 milhões de pares podendo chegar a 130 milhões

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
Alpargatas
O presidente da Alpargatas, o mineiro Márcio Utsch, começou a vida como trocador de ônibus
PUBLICADO EM 26/05/13 - 03h00

A produção experimental da nova fábrica da Alpargatas – que tem nas sandálias Havaianas o seu principal produto – já começou em Montes Claros, no Norte de Minas Gerais. Mas a fábrica só vai ser inaugurada mesmo dentro de três meses, de acordo com o presidente da empresa, Márcio Utsch. Ele esteve em Belo Horizonte, nesta semana, quando a Alpargatas foi homenageada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. “Dentro de três meses, a gente estará apto a inaugurar a fábrica que vai funcionar a pleno vapor, com todos os equipamentos testados, em ordem de produção normal”, disse Utsch, que nasceu em Conceição do Mato Dentro.


Nessa fase experimental, a produção inicial será de 30 milhões de pares. “Essa fábrica poderá produzir sandálias Havaianas e qualquer produto que seja feito com a tecnologia de expansão de borracha, então pode ser tênis, entressola, Havaianas, Dupé”, explicou. O executivo disse que a fábrica de Montes Claros começa fabricando a marca Havaianas por uma mera questão de facilidade de início de produção.


A fábrica no Norte de Minas, que recebeu investimentos de R$ 279,6 milhões, vai ampliar de 30% a 45% da produção, porque terá produtos simples e sofisticados. É que um produto mais sofisticado demora na linha de produção 19 horas, e um produto mais simples é produzido em dez horas. “Se você fizer uma fábrica só com produto mais simples, ela amplia a 55% a capacidade de produção. Só com produto sofisticado, amplia em 25%”, contou.


Demanda. Márcio Utsch disse que a nova planta da Alpargatas vai fazer frente a uma demanda reprimida da empresa. “No fundo, é até um certo atraso da nossa parte. Essa fábrica era para ter sido iniciada dois anos antes. Pela crise de 2008 e 2009, tomei a decisão de prorrogar um pouco mais”, contou. Utsch disse que a crise mundial financeira teve um impacto nos negócios da Alpargatas durante três a cinco meses apenas. “No fundo, não tive coragem de iniciar uma fábrica naquela época. E esse atraso está se refletindo agora. Especialmente desde o ano passado, sofremos bastante com a falta de capacidade de produção em relação à demanda toda que havia”, informou.

A capacidade total de produção da fábrica de Montes Claros deverá ser de 100 milhões a 102 milhões de pares, podendo chegar a 130 milhões. No ano passado, a Alpargatas produziu 255 milhões de pares. O terreno da planta de Montes Claros também está preparado para expansões. “O terreno lá é como se fosse um terço agora do que é possível fazer depois”, confirmou Utsch.


Abrir uma nova fábrica no Norte de Minas contraria uma política do executivo, que prefere tem poucas unidades, mas altamente produtivas. “Quanto mais se espalha fábrica, mais se tem custo fixo para administrar”, disse. Mas diante do limite a que a empresa chegou, não houve alternativa, o que significa diluir risco industrial, de acidentes, de parada de energia elétrica e até de enchentes.

 

Gestão de Utsch

- Para o executivo, não existe sorte sem trabalho
- Tem como lema o conceito de Pablo Picasso, de que “quando a inspiração vem, ela tem que encontrar a pessoa trabalhando”
- Empresa tem que ter lucro para reinvestir e crescer mais, para isso tem que ter pessoas brilhantes
- Em sua gestão, marketing e conhecimento das marcas são importantes para saber se comunicar bem
- Seu time é formado por gente brilhante, com pessoas com muito brilho nos olhos, que possam trabalhar forte

Valorização

1.561%
valorização da Alpargatas nos últimos dez anos, enquanto o Ibovespa variou 178% no mesmo perído

50%
representa a Havaianas, que fez 50 anos em 2012, no negócio da Alpargatas

68%
da receita bruta de R$ 3,7 bilhões são em reais e 32% em outras moedas

416 mil
crianças e adolescentes assistidas no Instituto Alpargatas

 

O que achou deste artigo?
Fechar

Projeção

Alpargatas inaugura fábrica em Montes Claros em 3 meses
Caracteres restantes: 300
* Estes campos são de preenchimento obrigatório

comentários (1)

Enviar Comentário

Li e aceito os termos de utilização
Compartilhar usando o Facebook
ou conecte-se com

ATENÇÃO

Cadastre-se para poder comentar

Comentar com Facebook Comentar com Twitter