Recuperar Senha
Fechar
Entrar

Crise energética

Aneel propõe reajuste igualitário da conta de luz 

Brasileiro vai pagar custo extra das termelétricas em 2015 e 2016

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
Fonte Normal
  • ENERGIA-A
    Vazios. Os reservatórios de Furnas estão tão secos que até o turismo na região foi prejudicado
  • ENERGIA-G
    Adicional. Energia gerada pelas usinas térmicas é mais cara e o custo é repassado para consumidor
PUBLICADO EM 03/04/14 - 21h30

BRASÍLIA. Todos os consumidores vão pagar pelo empréstimo das distribuidoras de energia elétrica de forma igual ao longo dos próximos anos. A proposta da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que ficará em audiência pública durante dez dias, prevê que a conta de luz seja reajustada de forma igualitária, sem diferenciar os clientes por área ou região do país.

A proposta da Aneel regulamenta o decreto, publicado anteontem, que vai permitir à Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) tomar empréstimos com bancos em nome das distribuidoras. O objetivo é pagar as despesas dessas empresas com a compra de energia no mercado de curto prazo e com as usinas térmicas e, assim, evitar um aumento nas tarifas neste ano.

Embora a despesa de cada distribuidora seja diferente, o pagamento por parte dos consumidores não levará isso em conta. Caberá à Aneel definir as cotas de recolhimento e incluí-los na tarifa do consumidor nos próximos reajustes tarifários.

Proporcional. O empréstimo será pago por meio do encargo Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), que incide sobre as tarifas do consumidor residencial. Os consumidores livres, portanto, não serão onerados. O encargo será compatível com o valor das operações de crédito contratadas e será distribuído de forma proporcional ao mercado consumidor.

Para que cada consumidor no Brasil perceba o mesmo impacto em sua tarifa, a divisão desses gastos será feita pelo número de residências atendidas. Assim, os consumidores começarão, a partir de seus reajustes tarifários, no ano que vem, a pagar essa conta. O que deve ser feito ao longo de dois anos: 2015 e 2016.

Depois do processo de consulta pública, que vai até o dia 14 deste mês, o texto da agência reguladora volta para aprovação final da sua diretoria. Apenas depois disso as novas regras começarão a valer, e a conta poderá começar a ser cobrada do consumidor.


Reajuste

Justificativa. A Cemig, no pedido enviado à Aneel, identifica a necessidade de um reajuste de 29,7% para cobrir a elevação dos custos, principalmente, em função da operação das térmicas.

O que achou deste artigo?
Fechar

Crise energética

Aneel propõe reajuste igualitário da conta de luz 
Caracteres restantes: 300
* Estes campos são de preenchimento obrigatório

comentários (1)

Enviar Comentário

Li e aceito os termos de utilização
Compartilhar usando o Facebook
ou conecte-se com

ATENÇÃO

Cadastre-se para poder comentar

Comentar com Facebook Comentar com Twitter
Falta pouco tempo para acabar
Oferta se encerra em:
0
0
:
0
0
:
0
0

Você, alguma vez quis resgatar aquela fita VHS com as imagens de sua família, com boas recordações, mas faz tempo que você não vê porque seu vídeo cassete foi aposentado?


Ou ouvir as músicas do seu vinil preferido, mas é quase impossível já que quse ninguém tem uma vitrola em casa?


Esse aparelho é capaz de capturar som e imagem de fitas VHS, DVD, câmeras fotográfias e de vídeo e áudio dos Discos de Vinil*,  para o windows através da interface USB 2.0 do seu computador.


Para usá-lo, basta conectar à porta USB do computador e ele será reconhecido.


Divirta-se capturando e criando novos vídeos e recuperando músicas, filmes e jogos para seu computador.



Veja o que você pode fazer!


Capturar vídeos a partir de sua câmera de vídeo (digital ou analógica), editar no seu computador e criar DVDs ou vídeos para internet.

Gravar vídeos de uma fita VHS para Um DVD ou para internet.

Gravar um vídeo a partir de um DVD, editá-lo e criar novos vídeos.

Capturar áudio de discos de vinil sem a necessidade de uma placa de som, desde que a Vitrola tenha conexão RCA.


Tem controle de brilho, contraste, matiz e saturação. Possui alimentação USB 2.0 sem necessidade de fontes externas.


Com 2 conectores RCA para capturar som Mono ou Stéreo e 2 conectores para capturar vídeo, RCA ou Super vídeo.


Para capturar e editar seus vídeos e fotos, ele vem com o software de edição de vídeo profissional Ulead VídeoStudio 10.


É um software de edição de vídeo que permite a você capturar, editar e se divertir com seus filmes. O novo Video Studio Movie Wizard permite aos usuários domésticos se divertir e fazer projetos em DVD e web como se fossem profissionais.

 

Desta forma, você poderá criar muitos efeitos especiais em seus vídeos.


* O toca-discos apesar de ser um equipamento analógico possui uma particularidade, ele necessita antes de um pré-amplificador RIAA (não incluso) para fazer a conversão, já que a impedância dele é diferente dos demais equipamentos.


 



ATENÇÃO: DEVIDO À NEGOCIAÇÃO  ESPECIAL REALIZADA JUNTO AO FORNECEDOR, O PRAZO MÁXIMO DE POSTAGEM DESTE  PRODUTO SERÁ DE 15 DIAS ÚTEIS.

01 Placa de captura de vídeo/áudio USB 2.0
01 Guia rápido de instalação
01 Software em CD-Rom
R$ 399.90
159.90
Somente 100 peças