Recuperar Senha
Fechar
Entrar

Expansão

Gigante chinês compra controle do aplicativo 99

Didi Chuxing quer ampliar sua atuação na América Latina

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
99
Proprietários. Além da Didi Chuxing, entre os investidores da 99 está o fundo brasileiro Monashees
PUBLICADO EM 03/01/18 - 03h00

SÃO PAULO. A brasileira 99, dona de aplicativo para chamar carros particulares e táxis, teria negociado a venda de seu controle para a chinesa Didi Chuxing, companhia que atua no mesmo mercado. Segundo o jornalista Lauro Jardim, de “O Globo”, a compra teria sido concretizada por cerca de R$ 960 milhões.

Procurada, a 99 disse que não poderia comentar as negociações e que se manifestaria sobre o caso em momento oportuno. A Didi não respondeu a pedidos de entrevista até o fechamento dessa edição.

Segundo executivos do mercado nacional de start-ups, o valor da negociação pode superar os US$ 500 milhões (aproximadamente R$ 1,63 bilhão) e pode colocar a 99 como primeiro “unicórnio” brasileiro. O nome é dado para start-ups com valor de mercado superior a US$ 1 bilhão.

Entre os argumentos para acreditar em uma transação de valor tão elevado estão o fato de a 99 ter levantado cerca de R$ 660 milhões em investimentos apenas no ano passado, metade do valor em rodada liderada pela própria chinesa em janeiro. Para que o os investidores tivessem retorno satisfatório com a transação, seria preciso que se pagasse ao menos US$ 500 milhões, avaliou um investidor, que pediu o anonimato.

O acordo também seria um caso emblemático de venda de start-up, em que negociações que superam os nove dígitos são raras. O caso mais emblemático já tem oito anos: a venda do Buscapé para o grupo sul-africano Naspers em 2009, por US$ 342 milhões.

A Didi ganhou notoriedade mundial ao comprar a operação chinesa da Uber em agosto de 2016. A compra da 99 faz parte de movimento da companhia chinesa para ampliar sua atuação na América Latina. Nesse sentido, a empresa deve lançar uma operação no México ainda neste ano.

 

App tem mais de 300 mil motoristas

SÃO PAULO. A 99 informa ter mais de 300 mil motoristas e 14 milhões de usuários cadastrados em mais de 400 cidades brasileiras. A maior parte delas é atendida por táxis – o aplicativo foi lançado em 2012.

Em agosto de 2016, quando se acirrava a disputa com a Uber, a companhia lançou a modalidade Pop, de carros particulares. A categoria funciona em mais de 30 cidades, entre elas São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba e Salvador.

O que achou deste artigo?
Fechar

Expansão

Gigante chinês compra controle do aplicativo 99
Caracteres restantes: 300
* Estes campos são de preenchimento obrigatório

comentários (2)

Enviar Comentário

Li e aceito os termos de utilização
Compartilhar usando o Facebook
ou conecte-se com

ATENÇÃO

Cadastre-se para poder comentar

Comentar com Facebook Comentar com Twitter