Recuperar Senha
Fechar
Entrar

Comissão

CCJ vai analisar PEC da eleição direta nesta terça-feira

Se Temer deixar a presidência, Constituição prevê eleições indiretas; proposta que muda a regra será votada na próxima terça

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
PUBLICADO EM 18/05/17 - 14h01

A Comissão de Constituição e Justiça vai retomar na próxima terça-feira (23) a análise da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que estabelece eleições diretas em caso de o presidente da República deixar o cargo.

Após a divulgação do conteúdo de conversas com o dono da JBS, o presidente Michel Temer vem sofrendo pressões para renunciar e, caso isso aconteça, a Constituição prevê eleições indiretas - uma vez que faltam menos de dois anos para o fim do mandato. Entenda o que acontece clicando aqui.

Se a proposta do deputado Miro Teixeira (Rede-RJ) for aprovada, pode haver convocação de eleições diretas em caso de vacância nos cargos de presidente e vice.

Situação e oposição convergem para eleições diretas como solução, diz Ana Amélia

A senadora Ana Amélia (PP-RS) afirmou nesta quinta-feira (18) que a situação do país é "gravíssima" após as divulgações de denúncias envolvendo o presidente Michel Temer. Segundo ela, neste momento, "situação e oposição" convergem para uma mesma saída, que seria a eleição direta de um novo presidente da República.

"O Congresso está fragilizado com muitos dos seus membros envolvidos na operação Lava Jato e estaria sem condições políticas, constitucionais, morais e éticas de fazer um julgamento, uma eleição indireta, que não seria aceita pela sociedade", afirmou a senadora do PP - partido que atualmente compõe a base aliada do presidente Michel Temer.

O deputado oposicionista Alessandro Molon (Rede-RJ) também defendeu a realização de eleições diretas. "Eleições indiretas seriam inaceitáveis neste momento do Brasil. O Congresso que elegeu Eduardo Cunha não pode eleger o próximo presidente", afirmou Molon.

 

Atualizada às 14h15

Veja mais - Caso JBS

O que achou deste artigo?
Fechar

Comissão

CCJ vai analisar PEC da eleição direta nesta terça-feira
Caracteres restantes: 300
* Estes campos são de preenchimento obrigatório
Enviar Comentário

Li e aceito os termos de utilização
Compartilhar usando o Facebook
ou conecte-se com

ATENÇÃO

Cadastre-se para poder comentar

Comentar com Facebook Comentar com Twitter