FEMINICÍDIO

Ex-policial penal que matou esposa após briga por causa de ar-condicionado é preso na Grande BH

O crime ocorreu em novembro de 2023 em Santa Luzia. Para tentar se salvar, a vítima ainda segurou o cano da arma, mas foi assassinada com um tiro no peito

Por Alice Brito
Publicado em 06 de maio de 2024 | 17:23
 
 
 
normal

Um ex-policial penal, de 49 anos, foi preso na última sexta-feira (3). Ele é suspeito de matar a própria esposa com um tiro no peito, uma enfermeira de 53 anos. O crime ocorreu na residência do casal, em novembro de 2023, em Santa Luzia, na região metropolitana de Belo Horizonte. 

Já nesta segunda-feira (6), a Polícia Civil divulgou outros detalhes do homicídio. Para a corporação, o homem confirmou que a discussão sobre o ar-condicionado saiu do controle, e alegou legítima defesa. Mas as investigações trouxeram outros elementos, como a revelação de que a vítima vivia há mais de 15 anos em um relacionamento abusivo, que envolvia controle extremo por parte do homem, abusos físicos, psicológicos e  patrimonial. Amigos e parentes também disseram que a mulher pensava em fugir, para se livrar do casamento. 

"O suposto autor nos disse que a motivação do crime seria uma briga por causa do ar-condicionado. Porém, temos como plano de fundo um relacionamento abusivo ao extremo. Ela sabia que não iria  se separar do modo convencional", explicou a delegada Adriana Rosa.

O crime

Após uma suposta discussão por causa da temperatura do ar-condicionado, a mulher pegou a arma do marido em uma cômoda ao lado da cama e efetuou um disparo, que acertou de raspão o braço dele. 

Em seguida, o casal entrou em luta corporal, quando o suspeito conseguiu tomar a arma da mulher e efetuar um tiro no peito da vítima, que morreu minutos depois, de acordo com a perícia. Para tentar se salvar, a mulher chegou a segurar no cano da arma.

Por causa do tiro de raspão no braço o suspeito chegou alegar legítima defesa, tanto que foi liberado durante uma audiência de custódia. Entretanto, as investigações realizaram uma simulação do crime, quando os indícios de feminicídio ganharam força.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!