GRANDE BH

Transbordamento de rede de esgoto revolta população do bairro Marilândia, em Ibirité

Moradores relatam que situação persiste há um ano, sem solução definitiva

Por Bruno Daniel
Publicado em 09 de maio de 2024 | 16:39
 
 
 
normal

Mau cheiro, risco de doenças e acidentes é a rotina que moradores e comerciantes da Velha Estrada de Ibirité, no bairro Marilândia, em Ibirité, Grande BH, relatam viver devido a um problema na rede de esgoto do local. Quem frequenta o trecho denuncia um transbordamento da água das tubulações para a superfície. O problema seria uma boca-de-lobo que está sempre aberta. 

No local, a reportagem de O TEMPO encontrou a boca-de-lobo aberta, sinalizada com um cone e um pedaço de madeira. A água que sai do bueiro desce pela via, deixando o asfalto molhado e escorregadio. Algo que já causou acidentes, segundo quem frequenta o local.

"Já teve motoqueiro derrapando, escorregando. No domingo, teve um carro caiu lá (na boca-de-lobo) e quebrou a suspensão", conta o professor de jiu-jitsu Daniel Rodrigues, de 43 anos, que mora no local há quatro décadas. 

Outro temor da população é o de adquirir doenças devido ao risco de contaminação da água. Somado a isso, tem também o incômodo causado pelo odor que o transbordamento provoca no local. O bar da comerciante Helena Carneiro, de 59 anos, é diretamente afetado, segundo a proprietária. “Depois dessa água, está péssimo. Muito mau-cheiro. Todo mundo reclama. As pessoas ficam na varanda, estão comendo e vem esse cheiro”, protesta. 

Os moradores relatam que, apesar das reclamações enviadas à prefeitura, o problema se arrasta a cerca de um ano. A falta de uma solução definitiva, segundo eles, é o que mais revolta. 
“A Copasa vem e desentope hoje. Daqui a duas horas, está vazando água de novo”, diz Helena Carneiro, que é acompanhada no relato pelo professor de jiu-jitsu Daniel Rodrigues.

“Eles vêm, falam que vai ter um orçamento para mexer aqui, que vai ter que abrir uma vala e mexer, mas nunca mexem. A gente fica indignado. Não tem liberdade para atravessar uma rua”, dispara. 

O TEMPO solicitou um posicionamento da prefeitura de Ibirité e também da Copasa. Em caso de retorno, esta reportagem será atualizada.  
 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!