Recuperar Senha
Fechar
Entrar

Educação

Ansiedade na reta final do Enem  

Professores afirmam que inquietude é normal e indicam exercícios e revisão de conteúdo estudado

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
C-GCY8S1412882270
Concorrência. Edição 2014 do Enem terá 21,6% mais candidatos que na prova realizada no ano passado
PUBLICADO EM 11/10/14 - 03h00

Ansiedade, expectativa e pressão por um resultado positivo. Esse misto de sentimentos dá a tônica da rotina dos inscritos para o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) deste ano, que já estão na reta final de preparação. As provas acontecem nos dias 8 e 9 de novembro e, para os professores, a inquietude e a ansiedade consideradas normais. De acordo com profissionais de cursos preparatórios da capital ouvidos pela reportagem, a principal dica para o período é dedicação total aos exercícios envolvendo as matérias abordadas no exame.

O professor Guilherme de Oliveira, que leciona química no pré-vestibular Chromos, em Belo Horizonte, explica que é muito importante treinar os assuntos mais cobrados nas avaliações do exame na reta final da preparação. Juliana Rezende, professora de matemática e coordenadora do cursinho pré-vestibular Pré-Federal, destaca que todo esse sentimento de angústia que acomete os estudantes é normal.

“Agora não adianta mergulhar nos livros. O ideal é pegar as dicas mais importantes e fazer os exercícios”, avaliou.

Oliveira reconhece que os estudantes ficam mais tensos à medida que a data das provas se aproxima, justamente por estarem mais focados no dia da realização da avaliação. “Nessa fase, os alunos iniciam o superintensivo, com revisão de exercícios e aulas nos finais de semana”, disse.

Revisão. A professora Juliana também destacou que este é o momento ideal para fazer a revisão dos conteúdos já estudados. O estudante pode, inclusive, se dedicar a várias disciplinas. Segundo a docente, essa dinâmica de exercícios interdisciplinares ajuda os alunos a se sentirem mais seguros, já que eles fazem um reforço de todo o aprendizado.

Inscrições

Crescimento. A edição do Enem em 2014 registrou crescimento de 21,6% no número de inscrições em relação ao ano passado. Mais de 8 milhões de estudantes devem fazer as provas.

O que achou deste artigo?
Fechar

Educação

Ansiedade na reta final do Enem  
Caracteres restantes: 300
* Estes campos são de preenchimento obrigatório
Enviar Comentário

Li e aceito os termos de utilização
Compartilhar usando o Facebook
ou conecte-se com

ATENÇÃO

Cadastre-se para poder comentar

Comentar com Facebook Comentar com Twitter