Cuidados paliativos

Antes de partir, conseguiu respirar aliviado

Na véspera de sua morte, Egilmar admitiu que não estava suportando mais

Por Joana Suarez
Publicado em 26 de julho de 2016 | 17:44
 
 
 
normal

Depois de uma primeira alta e posterior recaída, mais uma vez o pedreiro Egilmar Afonso Fernandes, 35, conseguiu voltar para casa. Foi ele quem levantou cada tijolo do imóvel, que aproveitou por pouco tempo. A família adaptou o quarto e a vida para tê-lo por perto e cuidou de Egilmar por dois meses.

Egilmar ainda conseguiu dirigir o carro que havia comprado pouco antes

EgilmarA equipe paliativista do HC deu todas as instruções para tornar isso possível, escreveu uma lista de remédios com os horários – que ficava colada na parede da cozinha –, ensinou como alimentá-lo pela sonda, como lavá-lo. Os irmãos viraram “enfermeiros”. “Assim, ele tinha mais chance de se recuperar. No hospital, poderia pegar uma infecção. Ele ficou tão feliz quando soube que viria para casa, o olho brilhou. A gente tenta ser forte, mas dessa vez eu chorei”, comentou o irmão Vicente Fernandes, 36.

Na véspera de sua morte, Egilmar admitiu que não estava suportando mais. Teve uma crise de dor que durou 20 minutos. Enquanto ele rezava, a equipe paliativista angustiava-se com a cena, sem conseguir aliviar seu sofrimento.

Os médicos ficaram, então, junto dele por mais de duas horas, até que ofereceram a sedação. “Mas eu vou acordar?”, perguntou ele. Consciente, ouviu que ficaria sonolento e que poderia evoluir a óbito, mas aceitou. Abraçou cada um da equipe. “Todos choraram, foi mágico. A gente tirou a sonda, ele abriu os olhos, respirou profundamente. Levou a mão no nariz e disse: ‘Meu Deus, não lembrava mais como era respirar sem a mangueira’”, narra a médica Camila Alcântara. Egilmar pediu para tomar um suco, deu um gole de canudinho, sorriu e disse que tinha sido o melhor suco de sua vida... e se foi horas depois.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!