Recuperar Senha
Fechar
Entrar

Prêmio Bom Exemplo

Aplicativo para economizar

Gêmeos de 17 anos de Betim, na Grande BH, são finalistas na categoria Cidadania

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
Premio Bom Exemplo
Sustentabilizando. App que pode ser baixado gratuitamente exibe um histórico com todos os gastos
PUBLICADO EM 04/04/17 - 03h00

Atentos à necessidade de preservar o meio ambiente, os gêmeos Jeiel Junio Silva Santos e Junio Gabriel Silva Santos, ambos de 17 anos, resolveram fazer a parte deles. Moradores de Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, eles criaram um aplicativo para celular – o Sustentabilizando – capaz de ajudar a economizar os recursos do planeta e a reduzir os gastos com água e energia elétrica.

“De 2015 a 2016, fizemos um curso técnico de informática no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MG) e aprendemos a programar aplicativos para Android. Depois, pesquisamos muito sobre sustentabilidade e, então, resolvemos desenvolver esse aplicativo”, conta Jeiel.

Ele explica que, por meio do software, o usuário pode controlar os recursos consumidos no dia a dia. “Ao tomar um banho, por exemplo, são calculados os gastos com água e com energia elétrica de acordo com os valores cobrados pela companhia fornecedora que o usuário definir. Assim, ele consegue saber quanto virá a conta mensal e o quanto economizou. Além disso, ele também fica por dentro de todas as curiosidades sobre os materiais recicláveis”, frisa.

O aplicativo, que é gratuito, também exibe um histórico com todos os gastos do usuário e suas estatísticas. Na casa dos gêmeos, por exemplo, a conta de luz ficou 40% mais barata depois que a família de cinco pessoas passou a utilizar o app.

Cidadania. A iniciativa dos gêmeos é uma das cinco histórias selecionadas para participar da final do prêmio Bom Exemplo na categoria Cidadania. A premiação, que teve mais de 1.500 indicações neste ano, reconhece iniciativas sociais e pessoas que contribuem para a melhoria da qualidade de vida nas comunidades onde vivem.

A partir desta terça-feira (4), o jornal O TEMPO irá publicar cinco reportagens consecutivas sobre cada finalista para os leitores conhecerem e votar em um deles.

Os realizadores do prêmio Bom Exemplo são o jornal O TEMPO, a Fundação Dom Cabral (FDC), a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e a TV Globo Minas. “Participar do concurso é importante para que cada vez mais pessoas conheçam o aplicativo. Queremos que ele tenha um grande alcance para conscientizar muitos usuários”, finaliza Jeiel.

Como votar. A votação popular tem início na próxima sexta-feira (7) e segue até o dia 30 por meio do site www.globominas.com/premiobomexemplo. O resultado será divulgado no dia 3 de maio.

 

O que achou deste artigo?
Fechar

Prêmio Bom Exemplo

Aplicativo para economizar
Caracteres restantes: 300
* Estes campos são de preenchimento obrigatório
Enviar Comentário

Li e aceito os termos de utilização
Compartilhar usando o Facebook
ou conecte-se com

ATENÇÃO

Cadastre-se para poder comentar

Comentar com Facebook Comentar com Twitter