Sob risco

Brumadinho registra mais de 200mm de chuva em 24 horas

Segundo Climatempo, a cidade registrou 214,1mm entre terça e quarta-feira; Defesa Civil expediu alerta de inundações e Bombeiros realizaram resgate de família ilhada.

Por Paulo Roberto Netto
Publicado em 14 de dezembro de 2016 | 20:12
 
 
 
normal

A cidade de Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte, registrou o maior índice de chuva nesta quarta-feira (14). A Defesa Civil do município expediu alerta de risco de inundações em bairros que ficam nas proximidades do Rio Paraopeba. Nesta manhã, o Corpo de Bombeiros resgatou uma família que ficou ilhada na própria residência após a chuva.

Segundo informações do Climatempo, o centro de Brumadinho registrou um acumulado de 214,1mm de chuva nas últimas 24 horas. A quantia corresponde a 65% da média de chuva para dezembro, estimada em 330mm. Além disso, o número é 40% maior que os 126mm contabilizados em Betim, também na região metropolitana.

A Defesa Civil de Brumadinho expediu um alerta sobre riscos de inundação nas proximidades do Rio Paraopeba. Segundo o órgão, o nível da água subiu significativamente. A orientação aos moradores de bairros próximos ao rio é entrar em contato com a Defesa Civil em caso de qualquer anormalidade.

O órgão informou também que está realizando monitoramento das áreas de risco da cidade junto com secretarias da Prefeitura Municipal.

Ainda nesta quarta-feira, o Corpo de Bombeiros realizou o resgate de uma família que ficou ilhada na própria residência. Os militares foram acionados por uma mulher por volta das 9h30, que relatou estar ilhada com outras três pessoas dentro da casa em que viviam, no bairro José Henriques. Um pelotão de Juatuba fez o resgate das vítimas, que não sofreram nenhum ferimento.

Veja abaixo os municípios que registraram os maiores índices de chuva nesta quarta-feira:

Brumadinho - 214,1mm
Betim - 166,6mm
Ubá - 118,2mm
Conselheiro Lafaiete - 112,3mm
Nova Lima - 109,5mm
Carandaí - 104mm
Contagem - 102,2mm
Sabará - 102mm

Chuvas continuam nesta quinta-feira:

A previsão do Climatempo para as próximas horas é de chuva forte em muitas áreas do centro, leste, sul e oeste de Minas Gerais, além da Zona da Mata e da região metropolitana de Belo Horizonte. A responsável pelas pancadas de chuva é o ar polar de uma frente fria, que estimula a formação de nuvens ao impactar com o ar quente e úmido que predomina a região Sudeste.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!