Venda Nova

Chuvas: Defesa Civil de BH realiza simulado de fechamento da avenida Vilarinho

Intuito é orientar as equipes de segurança e evitar tragédias durante enchentes e inundações

Por Gabriel Moraes
Publicado em 25 de outubro de 2020 | 22:08
 
 
 
normal

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), por meio da Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil, realizou nesse sábado (24) um simulado de fechamento da avenida Vilarinho, na região de Venda Nova. Objetivo da ação foi preparar as equipes para situações de inundação e alagamento, provocadas por chuvas fortes.

Além dessa avenida, também foram posicionados dispositivos e sinalização emergencial em outras oito vias da cidade, que podem ser utilizados para o caso de fechamento emergencial: Sebastião de Brito, Bernardo Vasconcelos, Silviano Brandão, Prudente de Moraes, Francisco Sá, Tereza Cristina, Silva Lobo, Heráclito Mourão de Miranda.

Segundo o subsecretário de Proteção e Defesa Civil, Coronel Waldir Vieira, esse tipo de ação é muito importante, pois ela aperfeiçoa medidas que visam a segurança da população. "Esse foi mais um treinamento que envolveu vários órgãos da prefeitura de Belo Horizonte, que segue as recomendações do Marco de Sendai, principal instrumento orientador de redução de risco de desastres, adotado por países membros da Organização das Nações Unidas (ONU), para o período chuvoso. O objetivo foi aperfeiçoar as ações e o aprimorar o planejamento e os protocolos", disse.

Neste ano, por causa da pandemia de Covid-19, os exercícios foram realizados de forma virtual. Além da Defesa Civil, participaram do treinamento a BHTrans, o Centro Integrado de Operações (COP-BH), a Guarda Municipal e a Polícia Militar.

Alertas

A PBH tem uma parceria com o aplicativo de mobilidade Waze. A Defesa Civil envia as informações aos motoristas e, em caso de necessidade, bloqueia as vias que possam ser atingidas pelo transbordamento de córregos. Com isso, o motorista é redirecionado para uma rota segura e longe dos possíveis riscos.

O órgão também envia aos moradores alertas de chuva e recomendações através do Instagram, Twitter, Facebook e pelo canal público do Telegram pelo endereço defesacivilbh. A Defesa Civil também envia gratuitamente mensagens de texto via SMS – para se cadastrar, basta enviar uma mensagem com o CEP da sua rua para o número 40199.

"O assinante de TV por assinatura das prestadoras Claro (NET), Vivo, Oi, Sky também estão recebendo mensagens de alerta em formato de um pop-up (imagem sobreposta à tela) com duração de dez segundos. O formato e a opção de fechá-lo podem variar de acordo com a prestadora, o modelo do equipamento (decodificador) e o plano contratado. O assinante do serviço não precisa realizar qualquer cadastro para receber as notificações", informou.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!