Recuperar Senha
Fechar
Entrar

Fique atento

Ciclista é atropelado e morto por ônibus na Savassi, em BH

Motorista e testemunhas disseram que o homem se desequilibrou e caiu na pista ao se assustar com o deslocamento do transporte coletivo para a faixa preferencial

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
PUBLICADO EM 04/04/16 - 16h23

O ciclista Rodrigo Barbosa Lima, de 42 anos, morreu atropelado por um ônibus da linha 4111 (Dom Cabral/Anchieta) na avenida do Contorno, em frente ao shopping Pátio Savassi, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, na tarde desta segunda-feira (4).

De acordo com a Polícia Militar, o motorista do ônibus disse que ao deslocar o veículo para a faixa da direita da avenida - preferencial para transporte coletivo -, o ciclista teria se assustado e, por isso, sofrera uma queda no meio da pista. O condutor tentou frear, mas o ônibus passou por cima do homem e o arrastou por mais de três metros.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado por um pedestre que socorreu a vítima. Após a realização dos primeiros socorros, o ciclista não resistiu aos ferimentos e morreu dentro da ambulância.

Conforme o relato de uma testemunha, que trabalha em uma loja em frente ao local e pediu para não ser identificada, o ciclista caiu da bicicleta "sozinho" e, depois que já estava no chão, foi atropelado. Ainda segundo a testemunha, o motorista do ônibus foi alertado por uma pessoa que passava e parou o veículo para prestar socorro. 

Um relato no Facebook apresenta versão parecida. Um ciclista que estava no local no momento do acidente explicou que o homem estava descendo a Contorno e o coletivo tentou realizar uma curva para a direita, na avenida Cristóvão Colombo. Ainda segundo o relato, o coletivo teria reduzido a velocidade para que o ciclista passasse, mas ele teria se assustado e caído no asfalto, parando embaixo do ônibus, que não conseguiu frear.

No local do acidente não há ciclovia.

Dados da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) mostram que só neste ano, entre janeiro e março, 110 ciclistas já foram socorridos no Hospital João XXIII vítimas de acidentes de trânsito. No mesmo período, em 2015, foram 107 e, em 2014, 71.

Protesto

Um grupo de ciclistas organizou um protesto na noite desta segunda, na rua Fernandes Tourinho, para homenagear Rodrigo e cobrar mais segurança para aqueles que utilizam as bicicletas como meio de locomoção pela capital.

“O ciclista é visto como intruso e tem que brigar pelo seu espaço. As pessoas precisam entender que a bike também faz parte do trânsito. Precisamos de uma ciclovia na Contorno e na Getúlio Vargas. É preciso que ocorra uma conexão com a ciclovia já existente na Professor Moraes", cobrou o estudante Pedro Bearmord, de 21 anos.

Atualizada às 21h.

O que achou deste artigo?
Fechar

Fique atento

Ciclista é atropelado e morto por ônibus na Savassi, em BH
Caracteres restantes: 300
* Estes campos são de preenchimento obrigatório

comentários (2)

Enviar Comentário

Li e aceito os termos de utilização
Compartilhar usando o Facebook
ou conecte-se com

ATENÇÃO

Cadastre-se para poder comentar

Comentar com Facebook Comentar com Twitter