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BICICLETA

Ciclistas criam abaixo-assinado para implantação de ciclovia na MG-010

Via ligaria a Estação Vilarinho, na região de Venda Nova, ao bairro Morro Alto, em Vespasiano, na região metropolitana de Belo Horizonte, um trajeto de aproximadamente 6 km

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mg-010, ciclovia,
Imagem ilustrativa mostra como seria a rodovia com a ciclovia
PUBLICADO EM 04/05/16 - 18h56

Um grupo de apoiadores do uso do bicicleta como meio de transporte criou um abaixo-assinado para pedir a implantação de uma ciclovia na MG-010, na altura da Cidade Administrativa de
Minas Gerais. A via ligaria a Estação Vilarinho, na região de Venda Nova, ao bairro Morro Alto, em Vespasiano, na região metropolitana de Belo Horizonte, um trajeto de aproximadamente 6 km.

"A intenção é pressionar o governo para atender uma demanda que é de interesse da comunidade, tanto de servidores que frequentam a Cidade Administrativa, quanto de moradores", afirma
um dos incentivadores do abaixo-assinado e membro do BH em Ciclo, Cristiano Scarpelli de Aguiar Pacheco.

O pedido para a criação da ciclovia é baseado na Lei Estadual 16.939/2007, que instituiu a política de incentivo ao uso da bicicleta no Estado de Minas Gerais. No texto de apresentação do
abaixo-assinado, os apoiadores relembram que a legislação não está sendo cumprida no sentido de estimular a implementação de projetos e obras de infra-estrutura cicloviária no Estado.

Atualmente, existe um ciclofaixa na marginal da MG-010 entre a Cidade Adminsitrativa e a Estação Vilarinho, que segundo Pacheco, não apresenta segurança para os ciclistas. "É
uma pintura no chão, não oferece uma estrutura adequada para quem usa", afirma Pacheco, lembrando que a ciclofaixa não tem mão dupla e que isso representa riscos para os ciclistas que a utilizam para trafegar nos dois sentidos.

Para o membro da BH em Ciclo, a implantação de uma ciclovia no trecho seria o ideal, porque diferente da ciclofaixa, que se resume a uma pintura, a ciclovia tem mecanismos que aumentam a segurança dos ciclistas. "É feita uma sinalização mais adequada, tem uma separação com a via, como uma elevação, ou pode ser feita uma mureta, até mesmo com árvores. No caso da da MG-010, que tem veículos em alta velocidade, a separação física é importante", completa Pacheco.

Para o consultor de transporte e trânsito Osias Batista Neto, a ideia é boa, mas esbarra em dificuldades ecônomicas que o Estado enfrenta. "Conceitualmente, o que eles pedem é correto. Vai
ao encontro de uma tendência mundial de implantação de ciclovias por todas as ruas, e isso inclui rodovias. Por outro lado, o Estado está em um momento sem dinheiro, então, é preciso
priorizar outras coisas, como saneamento", explica o especialista.

Para Cristiano Pacheco, os gastos são inevitáveis, mas garantiriam um benefício futuro. "Em vez de ampliarem os estacionamentos que vivem lotados na Cidade Administrativa, seria interessante investir nas ciclovias, que trazem melhorias para a saúde e o meio ambiente", ressalta.

Alternativas

Para o especialista em trânsito Osias Batista Neto, uma alternativa para a implantação do projeto seria por meio parceria com a iniciativa privada. "Seria interessante buscar apoio através de um patrocínio privado, um modelo que não acarretaria na cobrança de pedágios, mas que possibilitaria a construção do projeto", argumenta.

Ainda no texto do abaixo-assinado, os apoiadores citam uma reunião, ocorrida no fim do ano passado, entre os servidores e representantes da Intendência da Cidade Administrativa, em que o tema chegou a ser debatido, mas, segundo Pacheco, não foi levado a frente.

Em nota, a Intendência da Cidade Administrativa informou que, em parceria com o Setop e o DER/MG, está desenvolvendo um projeto de sinalização viária que contempla a construção de uma ciclovia dentro do complexo da Cidade Administrativa. "Em conjunto com a BHTrans, a Intendência iniciou estudos de viabilidade para interligar essa futura ciclovia até a Estação Vilarinho passando pelo bairro Serra Verde", diz o comunicado, que cita a reunião mencionada por Pacheco como ponto de partida para o desenvolvimento do projeto. Não há previsão para que os estudos sejam concluídos.

O Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) informou que promove diversas ações e campanhas de incentivo ao uso de bicicletas como meio de transporte urbano, conforme estabelece a Lei 16.939, de 2007. "No caso citado, o Governo do Estado, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER-MG) e da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), está - como sempre esteve - aberto a debater o assunto junto a entidades civis, bem como junto aos poderes públicos municipais interessados neste tema", afirmou em nota.

Abaixo-assinado

De autoria do movimento BH em Ciclo, o documento foi disponibilizado no site Change.Org e busca acumular mais de 1.000 assinaturas. Depois disso, será encaminhado para os órgãos do
governo para que seja avaliado. O abaixo-assinado tem apoio da União de Ciclistas do Brasil (UCB), Rolê Urbano de Terças Rut's, Bike Anjo BH, Clube Inconfidentes Pedalantes. O documento pode ser acessado clicando AQUI.

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