CONSEQUÊNCIA DO CALOR

Defesa Civil alerta sobre pancadas de chuva em toda a Grande BH

Em BH pode haver pancadas e chuva isoladas com ventos de até 60 km/h; duas áreas de instabilidade também foram observadas no Alto Rio Doce e Triângulo Mineiro

Por JOSÉ VÍTOR CAMILO
Publicado em 01 de outubro de 2014 | 16:28
 
 
 
normal

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) emitiu, na tarde desta quarta-feira (1º), um alerta sobre a possibilidade de pancadas de chuva até o fim do dia em Belo Horizonte e até 17h na região metropolitana. O alerta foi emitido após uma comunicação feita por meteorologistas do instituto TempoClima Puc Minas.

O primeiro alerta foi divulgado por volta das 14h avisando sobre o risco de pancadas de chuva fraca a moderada de curta duração atingirem a região metropolitana e adjacências nas próximas três horas. Cerca de 20 minutos depois um novo alerta falava sobre a capital mineira, que tem risco de pancadas de chuva isoladas e ventos de até 60 km/h. O volume de chuva estimado é de 10 a 20 mm até final do dia.

Segundo Dayan Diniz de Carvalho, meteorologista do instituto, houve a chegada de uma frente fria ao Estado, mas ela não está muito bem configurada. "Ela está mais anunciada no litoral, mas esta tarde tivemos uma ventania em Divinópolis por exemplo. Segundo o Corpo de Bombeiros chegou a derrubar algumas árvores na cidade, sem feridos", disse.

Já na região metropolitana, as pancadas de chuva são ocasionadas exatamente pela condição de aquecimento muito intenso que a população vem se deparando deste esta terça-feira (30). "Essa combinação do calor intenso com a umidade já disponível que causaram as rajadas de vento e pancadas de chuva de ontem (terça-feira) e que hoje (quarta-feira) devem se repetir", explicou o meteorologista.

O alerta foi emitido em um momento em que as áreas de instabilidade meteorológica vistas pelos profissionais em satélite indicavam para as pancadas de chuva. "Mas é uma coisa bem instável nesta época do ano e agora as condições já são outras. Porém, pelo deslocamento da massa de ar que estamos observando ainda é possível de acontecer estas pancadas de chuva nesta quarta", disse Carvalho. 

Apesar da possibilidade de chuva na região metropolitana, é no Alto Rio Doce e Triângulo Mineiro que a situação mais preocupa aos meteorologistas do instituto TempoClima. "Foi possível observar o sistema que está chegando do Oeste com duas áreas de instabilidade. Uma delas é próximo às cidades de Timóteo, Caratinga e Governador Valadares. A outra está no pontal do Triângulo, próximo à Carneirinho, podendo chegar até Uberaba e Uberlândia", alertou Dayan Carvalho. 

Temperatura

Após a temperatura de Belo Horizonte bater recorde anual nesta terça-feira (30), alcançando 34,8º às 15h na região da Pampulha, a temperatura chegou próxima à isso nesta quarta, chegando até a 34,7º por volta das 13h na mesma região. Entretanto, com o aumento da nebulosidade na cidade, a temperatura foi diminuindo, sendo que por volta das 16h30 ela já se encontrava próximo à 31º na Pampulha. 

Em Contagem, assim como na terça, 36º foi a temperatura máxima registrada pelo instituto nesta quarta. "Já em Ibirité, por ser uma área próxima da serra e mais fresca, registramos 30º ao longo do dia", finalizou o meteorologista.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!