BALANÇO

Em sete dias, Belo Horizonte registrou mais 2.436 casos de dengue

No total, já são 8.193 casos de dengue na capital

Por FERNANDA VIEGAS
Publicado em 04 de abril de 2013 | 19:56
 
 
 
normal

Nesta última semana, a capital registrou mais 2.436 casos de dengue. Até o momento, já são 8.193 pessoas doentes, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA).

Duas mulheres, uma de 53 anos e outra de 56 anos, morreram com dengue em Belo Horizonte. Nesta semana, nenhum novo óbito foi confirmado pela secretaria.

A regional Norte é que a apresenta o maior número de casos, com 1.745 confirmados. Em seguida aparecem as regionais Nordeste com 1.528 e Venda Nova com 1.145 confirmações.

Preocupados com o alastramento da doença pela cidade a SMSA realizará mutirões de limpeza, junto com a Superintendência de Limpeza Urbana (SLU). O objetivo do trabalho é recolher lixo e entulhos que possam se tornar criadouros do mosquito.

Em 2013 já foram realizados 59 mutirões, com recolhimento de 193 toneladas de materiais e 2.695 pneus.

Nesta sexta-feira (5), o mutirão passará pela região dos centros de saúde Jardim Alvorada e Dom Orione, na região da Pampulha, e próximo ao centro de saúde São Marcos, na região Nordeste. Na segunda-feira (8) será a vez da área do centro de saúde Santos Anjos, na região Noroeste e do também nos bairros próximos ao centro de saúde Providência, na região Norte. Terça-feira (9), o mutirão estará perto do João XXIII, na região Oeste, na próxima quarta-feira (10) perto ao centro de saúde Milionários, no Barreiro e na quinta-feira (11) a limpeza será realizada nos bairros próximos aos centros de saúde Cabana, na regional Oeste e Céu Azul, na Venda Nova.

Outro trabalho realizado pela SMSA é a ampliação do atendimento de pessoas com dengue. Nesta semana, foram inauguradas 65 novos leitos para atendimento a adultos e crianças com dengue, nas novas Unidades de Reposição Volêmica (URV), localizadas nas UPAs Venda Nova (50 leitos) e Centro Sul (15 leitos).

Essas unidades atendem pacientes encaminhados pelas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e dos centros de saúde.

Além das URVs, mais dois containers começaram a funcionar nesta semana nas UPAs Norte e Oeste, aumentando a capacidade de atendimento dessas unidades. O atendimento é realizado 24 horas por dia, inclusive aos fins de semana.

Ainda, a SMSA começará a promover mobilizações sociais para prevenção à dengue. A partir dessa sexta-feira (5), a partir das 10h, na Estação São Gabriel, o grupo MobilizaSUS realiza panfletagem para os usuários do metrô. O material distribuído contém dicas de prevenção, como manter as caixas d’água limpas e tampadas e deixar os vasos de planta com areia.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!