Uma explosão na galeria do vertedouro da lagoa da Pampulha, na tarde desta sexta-feira (25) atingiu cinco funcionários da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) que trabalhavam no local realizando manutenção. Três funcionários tiveram ferimentos mais graves, e dois foram atendidos no local e liberados.

Eles foram socorridos para o Hospital de Pronto-Socorro (HPS) João XXIII, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, referência no atendimento a queimados. Segundo a unidade de saúde os homens têm 43, 47 e 56 anos e todos estão em estado grave.

O ponto da explosão fica entre as avenidas Dom Pedro I e Antônio Carlos. Os feridos são todos homens estão conscientes e com queimaduras.

Sobre a explosão 

De acordo com o tenente do Corpo de Bombeiros Leandro Gomes, não havia água no vertedouro na hora da explosão e os operários estavam em um andaime, a cerca de oito metros de profundidade.

"Não há  nenhum tipo de canalização de gás dentro do vertedouro.  A causa da explosão vai ser investigada pela Polícia Civil,  o que pode ter produzido o gás,  se algum tipo de composição "  disse o tenente. Segundo ele, as vítimas saíram conscientes do local.

O superintendente da Sudecap, órgão da prefeitura responsável pela obra, Henrique Castilho, disse que a maior preocupação é com a saúde das vítimas. Ele garantiu que a estrutura do vertedouro não sofreu qualquer dano."A tulipa passava por obras de recuperação ", disse Castilho. 

Esse vertedouro de água da lagoa, que faz a captação quando a lagoa esta muita cheia, tem 20 metros de profundidade e esta seco no momento, pois está passando por obras, e as cinco vítimas estavam lá dentro.

Trânsito 

O trânsito ficou retido no local no sentido Centro. Segundo a Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans) foram realizados fechamentos temporários das pistas para operação dos bombeiros.

CLIQUE AQUI e leia mais informações do trânsito.

Perícia

A perícia da Polícia Civil realizou trabalhos no local, mas disse o laudo que vai avaliar as causas da explosão tem previsão legal para ficar pronto em 10 dias, podendo ser prorrogado a depender da complexidade do caso.

Já o Corpo de Bombeiros informou, no início da noite desta sexta, foi feita uma vistoria, juntamente com a Sudecap. A princípio, não foram encontradas irregularidades, mas os trabalhos continuarão neste sábado (26).

Foi solicitado ao responsável pela obra que abrisse as comportas para que o vertedouro se enchesse de água para evitar nova explosão, caso ainda estivesse presença de gases no interior da estrutura.

Saiba o que diz a prefeitura, na íntegra:

A Prefeitura lamenta o acidente ocorrido hoje, dia 25/10, na obra de recuperação estrutural do sistema de vertedouro da Lagoa da Pampulha e está prestando toda assistência às vítimas e suas famílias.

Os cinco trabalhadores da empresa contratada para fazer a obra, vítimas do acidente, utilizavam todos os equipamentos de proteção individual e receberam atendimento médico imediato. Três funcionários tiveram ferimentos mais graves e foram levados para o hospital, os outros dois que tiveram ferimentos leves e foram atendidos no local.  

Veja onde fica o vertedouro 

Sobre o vertedouro

As obras nesse vertedouro começaram em maio deste ano  e a ideia era fazer a recuperação do concreto e de galerias, construção de nova comporta e recuperação da existente. Estava precista também a reforma da passarela de concreto que dá acesso ao vertedouro. 

Os vertedouros servem para controlar a vazão da água. Na Pampulha há dois tipos de vertedouros: um do tipo tulipa, que passa por obras e onde foi o acidente, e outro em canal retangular.