Recuperar Senha
Fechar
Entrar

Viaduto Santa Tereza

Jovens dizem ter sido agredidas pela PM em sarau de rap

Militares abordaram cerca de 150 pessoas que participavam do evento e, ao serem questionados por um grupo de jovens, detiveram quatro mulheres e um rapaz por desacato

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
pm agressão viaduto santa tereza
Vídeo mostra o momento que a jovem é presa pela polícia
PUBLICADO EM 10/04/17 - 16h18

Um sarau de rap foi interrompido na noite do último domingo (9) por uma abordagem policial que terminou em confusão e cinco pessoas detidas por desacato, no Centro de Belo Horizonte. Entre os presos, estão quatro mulheres que denunciam a truculência dos policiais, que jogaram spray de pimenta e teriam chegado a puxar uma delas pelo cabelo durante as prisões. Toda a ação foi registrada em vídeo.

Uma estudante de 22 anos, que foi a primeira das jovens a ser conduzida pelos policiais, conversou com a reportagem de O TEMPO e contou o que aconteceu. "Todo domingo promovemos este sarau e uma batalha de rap. Ontem (domingo) estávamos começando a concentração ainda quando chegaram os policiais e mandaram todo mundo colocar a mão na parede. Imediatamente começamos a questionar a forma como estava sendo feito e falamos que não íamos aceitar isso, que só estávamos promovendo arte e cultura e que o espaço é público", lembrou.

Em determinado momento ela passou a filmar com o celular enquanto questionava a ação dos policiais, quando um dos policiais a empurrou e tentou tomar o aparelho. "Ele veio para cima de mim, disse para eu virar e por a mão na cabeça, que era uma ordem. Eu falei que estava no meu direito de questionar e, de repente, tentaram tomar o telefone da minha mão e iniciaram as agressões, jogaram gás de pimenta e levaram a gente para o camburão. Meu corpo está todo doendo ainda, tenho marcas de arranhão e hematomas no braço", detalhou.

Veja o vídeo do momento da prisão: 

Durante a confusão, uma das meninas teria sido puxada pelo cabelo e, depois, arrastada no chão pelo pé por um dos policiais militares. Dos cinco conduzidos, quatro eram mulheres e três delas negras, sendo que, ainda de acordo com a jovem, somente os negros foram algemados e agredidos. "Questionei isso o tempo inteiro, e até a menina reconheceu o privilégio que só ela estava tendo. A PM é racista", completou.

Outro vídeo mostra toda a confusão no local: 

Segundo a estudante, duas das pessoas foram presas por desacato, outra por ameaça e ela por insuflar os presentes contra a polícia. Elas foram levadas para a Central de Flagrantes 2, no Floresta, região Leste de BH. Após o registro da ocorrência, as meninas foram conduzidas para uma Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) por conta dos ferimentos e uma audiência na Justiça já foi marcada.

PM foi acionada por moradores de prédio

Procurada pela reportagem, a Polícia Militar (PM) informou que foi acionada por moradores de um condomínio que fica na rua da Bahia. Eles denunciavam que um grupo de aproximadamente 200 pessoas estavam próximas à pista de skate sob o viaduto Santa Tereza, e que eles estariam vendendo e consumindo drogas. A síndica do prédio informou que todo fim de semana recebe reclamações dos moradores, que pedem uma providência quanto à desordem.

Diante da denúncia, uma batida policial foi planejada para coibir as "condutas ilícitas", sendo que foi feita busca nos indivíduos no local, que, ainda de acordo com os policiais, estava com "forte odor de maconha". "Na hora da abordagem, um grupo começou a insuflar os presentes, com desacato à ordem dos policiais. Ao deslocar com um preso para a viatura, um grupo tentou intervir, sendo necessário uso de técnicas de imobilização dos conduzidos na condição de presos, bem como uso de instrumento de menor potencial ofensivo, gás de pimenta, para dispersar as pessoas que tentavam resgatar o preso e agredir os militares", relata a ocorrência.

Ainda segundo a PM, foram presas a jovem de 22 anos, outra mulher da mesma idade, e outras duas garotas de 18 anos. Um rapaz, também de 22 anos, foi conduzido por desacato, porém, foi encontrada uma porção de maconha com ele. Além disso, um único cigarro da mesma droga foi encontrado no chão do local das abordagens. 

O que achou deste artigo?
Fechar

Viaduto Santa Tereza

Jovens dizem ter sido agredidas pela PM em sarau de rap
Caracteres restantes: 300
* Estes campos são de preenchimento obrigatório

comentários (18)

Enviar Comentário

Li e aceito os termos de utilização
Compartilhar usando o Facebook
ou conecte-se com

ATENÇÃO

Cadastre-se para poder comentar

Comentar com Facebook Comentar com Twitter