CONTRA O TETO DE GASTOS

Manifestantes protestam contra PEC 241 no centro de Belo Horizonte

Grupo chegou a fechar a avenida Amazonas, na região Oeste, durante a tarde

Por Paulo Roberto Netto
Publicado em 24 de outubro de 2016 | 17:46
 
 
 
normal

Um grupo de manifestantes contrários à Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 241 fechou a avenida Amazonas em frente ao campus I do Centro Federal de Educação de Minas Gerais (Cefet) durante a tarde desta segunda-feira (24).

A interdição ocorreu nas proximidades do bairro Nova Suissa, região Oeste de Belo Horizonte. Em seguida, o grupo seguiu em direção à praça Afonso Arinos e praça Raul Soares, ambas no centro da capital, para um novo ato. Durante a noite, o grupo de aproximadamente 200 pessoas seguiu rumo à praça Sete de Setembro.

Segundo a Polícia Militar, o protesto foi pacífico.

De acordo com a BHTrans, o protesto na Amazonas ocorreu em duas faixas à esquerda nos dois sentidos da Amazonas, causando retenção até a praça Raul Soares para quem segue no sentido bairro e até o bairro Cabana, no sentido centro. O protesto no local durou cerca de uma hora e 40 minutos.

Quando chegaram ao centro da capital, o grupo chegou a bloquear a praça Afonso Arinos no sentido praça da Liberdade. No início da noite, os manifestantes optaram por realizar o ato na praça Raul Soares, deixando a região e descendo a avenida Augusto de Lima. Segundo a BHTrans, o grupo seguiu pela avenida Amazonas em direção à praça Sete de Setembro, deixando uma via do sentido centro com retidão de veículos.

Segundo um integrante do movimento, o grupo é formado por estudantes do ensino médio do Cefet, além de professores e servidores da instituição e de outras escolas da região. O número estimado pelo grupo era de 350 pessoas no ato na Amazonas e, no começo da noite, cerca de 200 na praça Raul Soares. Nenhum ato está previsto para a próxima semana.

Os manifestantes protestaram contra a proposta do governo de estipular um limite de gastos públicos. A medida, que deverá ser votada em segundo turno nesta terça-feira (25) pela Câmara dos Deputados, levou a mobilizações estudantis em todo o Estado. Na página do evento no Facebook, mais de 590 pessoas confirmaram presença na manifestação.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!