Recuperar Senha
Fechar
Entrar

NASCENTES

Milhares de pessoas abraçam serra da Moeda e alertam para seca

O ato em seu décimo ano luta pela criação do Monumento Natural Estadual da Mãe D'Água

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
Moisés Silva
10 mil pessoas se reuniram para abraçar a serra da Moeda
PUBLICADO EM 21/04/17 - 14h08

Cerca de 10 mil pessoas se reuniram em um abraço simbólico, na manhã desta sexta feira (21), para defender mais de 30 nascentes em risco na região da serra da Moeda, em Brumadinho, na região metropolita da capital. De acordo com o grupo, uma das nascentes responsável pelo abastecimento de mais de mil famílias que vivem na região teria secado no último ano devido a atuação de empreendimentos e atividades ligadas à exploração do minério e de água no local.

Segundo a advogada da ONG Abrace a Serra, Beatriz Vignolo, a mobilização é importante para fazer com que o poder público seja mais responsável na autorização de atividades comerciais no local. 

"Embora, os órgãos responsáveis solicite estudo de impacto ambiental na região, acreditamos esse seja insuficiente para uma avaliação mais profunda sobre a disponibilidade hídrica do aquífero. Nosso principal foco este ano é reivindicar que algo seja feito  imediatamente em relação ao dano que já vem sendo suportado pela região", destacou.

Veja vídeo do alto

Mesmo o forte calor de meio-dia não foi motivo de desculpa para não participar do abraço. Ônibus e famílias de várias partes de Brumadinho e região fizeram questão de marcar presença no protesto. “É muito triste ver o que está acontecendo, principalmente para a gente que viveu aqui desde a infância. Animais, vegetação, todo mundo está sofrendo com a falta de água, que antes sempre foi abundante. Estamos aqui não só como moradores, mas cumprindo dever de cidadão" desabafou o morador Gilmar Reis, 56

Além do tradicional abraço, o evento deste ano contou com uma programação cultural, incluindo a apresentação de um grupo de Congado, da região de Várzea de Santana. De acordo com a organização, a região integra a bacia do Paraopeba, que é responsável por cerca de 25% do abastecimento de água da capital. 

O que achou deste artigo?
Fechar

NASCENTES

Milhares de pessoas abraçam serra da Moeda e alertam para seca
Caracteres restantes: 300
* Estes campos são de preenchimento obrigatório
Enviar Comentário

Li e aceito os termos de utilização
Compartilhar usando o Facebook
ou conecte-se com

ATENÇÃO

Cadastre-se para poder comentar

Comentar com Facebook Comentar com Twitter