Recuperar Senha
Fechar
Entrar

Acidentes

Minas já sofreu com outros rompimentos de barragens

Rompimentos semelhantes aos da barragem de Fundão, da mineradora Samarco no distrito de Bento Rodrigues, entre Mariana e Ouro Preto, veja alguns exemplos.

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
buscas
Três funcionários morreram e um ficou ferido no ano passado, em Itabirito
PUBLICADO EM 05/11/15 - 19h21
1986. Rompimento da barragem de rejeitos da Mina de Fernandinho, em Itabirito, na região Central, é o registro mais antigo desse tipo de acidente no Estado. Sete pessoas morreram.
 
2001. Barragem da Mineração Rio Verde se rompe em Macacos, distrito de Nova Lima, na região metropolitana da capital. Cinco operários morrem no acidente que atingiu 43 hectares e assoreou 6,4 km do leito do córrego Taquaras.
FOTO: CARLOS RIENCK
ROMPIMENTO MACACOS 2001
Em 2001, cinco operários morreram em rompimento ocorrido em Macacos
 
2003. Em 29 de março, em Cataguases, na Zona da Mata, a barragem de um dos reservatórios da Indústria Cataguases de Papel Ltda se rompe, liberando no córrego do Cágado e no rio Pomba cerca de 1,4 bilhão de litros de lixívia (licor negro), sobra industrial da produção de celulose. O acidente afetou três Estados, deixando 600 mil pessoas sem água. A Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam) começa então a fiscalizar barragens no Estado.
 
2007. Em Miraí, na Zona da Mata, uma barragem da mineradora Rio Pomba Cataguases se rompe, atingindo bairros de Miraí e Muriaé, na mesma região. Mais de 4.000 moradores ficaram desalojados, e ao menos 1.200 casas foram atingidas.
 
FOTO: HUMBERTO NICOLINE / JORNAL PANORAMA
barragem miraí 2007
Em 2007, casas de Miraí ficaram cobertas de lama
 
2014. Em 26 de agosto, um operário da Vale morre e outro se fere no desabamento de um túnel na Mina do Pico, em Itabirito. Os trabalhadores estavam fazendo o aterramento de um túnel quando houve um deslizamento de terra.
 
2014. Uma barragem da Herculano Mineração se rompe em 10 de setembro e soterra os operários que realizavam a manutenção no talude de uma barragem de rejeitos desativada.
 
INTERNACIONAL

Em 2010, um reservatório com lixo tóxico da produção de alumínio se rompeu na Hungria, no Leste Europeu. Quatro pessoas morreram. A China registrou inúmeros acidentes dessa natureza nos últimos anos, alguns com mais de 200 mortos.

O que achou deste artigo?
Fechar

Acidentes

Minas já sofreu com outros rompimentos de barragens
Caracteres restantes: 300
* Estes campos são de preenchimento obrigatório

comentários (2)

Enviar Comentário

Li e aceito os termos de utilização
Compartilhar usando o Facebook
ou conecte-se com

ATENÇÃO

Cadastre-se para poder comentar

Comentar com Facebook Comentar com Twitter