Recuperar Senha
Fechar
Entrar

Enchente

Moradores de Aimorés fazem manifestação contra abertura de comporta

Empresa não teria soado o sinal de alerta avisando que iriam abrir as comportas da barragem; cerca de 2.470 pessoas foram atingidas pela cheia do rio, provocado pelas chuvas

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
Fonte Normal
  • manifestação, linhas, trem, Vale, usina hidrelétrica, enchente, chuvas
    Moradores interditaram linhas férreas da Vale.
  • manifestação, linhas, trem, Vale, usina hidrelétrica, enchente, chuvas
    Moradores interditaram linhas férreas da Vale.
  • manifestação, linhas, trem, Vale, usina hidrelétrica, enchente, chuvas
    Moradores interditaram linhas férreas da Vale.
PUBLICADO EM 20/12/13 - 17h36

Cerca de 150 moradores do bairro Barra do Manhuaçu em Aimorés, no Vale do Rio Doce, interditaram as linhas férreas da companhia Vale das 9h até 14h desta sexta-feira (20), na passagem de nível do bairro Igrejinha. Os manifestantes acusam a Usina Hidrelétrica de Aimorés de omissão por não ter soado o sinal de alerta avisando que iriam abrir as comportas da barragem. O bairro foi o mais atingido com a cheia dos rios Doce e Manhuaçu, de acordo com a assessoria da prefeitura. Todas as 800 famílias que moram no local foram atingidas pela água, totalizando aproximadamente 2.470 pessoas.

O grupo que interditava a via exigem a reposição dos móveis e eletrodomésticos, reforma das casas e a construção de uma barreira de contenção ao longo do bairro, nas margens do rio. Representantes da usina, da prefeitura e Polícia Militares estiveram no local para negociar com os moradores. Ficou acertado que a hidrelétrica fará o levantamento de custos para viabilidade da construção de muro de contenção na orla do rio Doce que margeia o bairro. Com essa promessa, os manifestantes deixaram o local.

A assessoria da usina informou que sempre está aberta a negociações com a comunidade. Além disso, esclareceu que foi a elevação do volume de água que causou a enchente. A abertura de comportas é um procedimento normal de qualquer hidrelétrica e necessário sempre que há uma elevação do rio. A água tem que sair gerando energia ou pela abertura das comportas. Como a produção de energia estava com a capacidade máxima, as comportas começaram a ser abertas no dia 12 de dezembro e continuaram, devido a cheia do rio, com as chuvas.

Ainda segundo o órgão, a Defesa Civil da cidade estava ciente do procedimento da empresa. A usina está no município desde 2006.

A assessoria da Vale informou que a manifestação não gerou impactos nas atividades da empresa, porque as viagens de trens de passageiros e de cargas estão suspensas devido as fortes chuvas que atingem a região

Chuvas
O prefeito de Aimorés decretou estado de emergência, nesta quinta-feira (19), após Um deslizamento de terra que soterrou e matou uma mulher, na noite dessa quarta-feira (18), na BR-474. A Defesa Civil Municipal já contabiliza um total de 4.800 vítimas das chuvas.  No centro da cidade, o córrego Natividade saiu do leito e atingiu várias casas, fazendo 1.200 vítimas. No bairro Barra do Manhuaçu o rio Manhuaçu também transbordou e alagou o bairro inteiro, fazendo 2.470 vítimas.

O bairro Barra Preta tem 280 pessoas atingidas e o distrito de Santo Antônio do Rio Doce tem 50 pessoas atingidas. No bairro Rua Seca são 300 vítimas e no bairro Cantinho do Céu 500 pessoas atingidas.

Trens

A Vale informa que as viagens dos trens de passageiros serão retomadas no trecho entre Belo Horizonte e Governador Valadares neste sábado, dia 21 de dezembro. As viagens no trecho entre Governador Valadares e a grande Vitória permanecem suspensas em função das fortes chuvas que têm caído no Leste de Minas Gerais e em todo o Espírito Santo nos últimos dias.

Neste sábado, o trem partirá de Belo Horizonte em seu horário regular, às 7h30, e terá como destino final Governador Valadares. A mesma composição fará a viagem de retorno entre a cidade do Leste de Minas e a capital mineira.

O trajeto entre Cariacica e Governador Valadares parmanece sem circulação, visando garantir a segurança dos passageiros que utilizam o transporte ferroviário diariamente. A circulação normal dos trens da Vitoria a Minas será retomara tão logo as condições climáticas se mostrem mais seguras para a circulação dos trens e dos seus passageiros.

A empresa ressalta, ainda, que as pessoas que tenham viagem marcada para pontos de embarque e destino que não serão atendidos neste sábado (21) têm a opção de pedir o reembolso do bilhete comprado ou a remarcação de passagem, sem custo adicional, no prazo de ate 30 dias. 

Atualizada às 18h24.

O que achou deste artigo?
Fechar

Enchente

Moradores de Aimorés fazem manifestação contra abertura de comporta
Caracteres restantes: 300
* Estes campos são de preenchimento obrigatório
Enviar Comentário

Li e aceito os termos de utilização
Compartilhar usando o Facebook
ou conecte-se com

ATENÇÃO

Cadastre-se para poder comentar

Comentar com Facebook Comentar com Twitter
Falta pouco tempo para acabar
Oferta se encerra em:
0
0
:
0
0
:
0
0

Com o som automotivo P3214 da Multilaser você vai ter em seu carro um dos acessórios mais desejados pelos motoristas, o viva-voz automotivo. 


Compatível com todos os celulares e Tablets com a tecnologia Bluetooth existentes hoje no mercado, viva-voz automotivo é a solução para evitar multas e acidentes no trânsito ao atender ligações.


Além de ouvir suas músicas preferidas através do pen drive na entrada USB, ou através do cartão de memória ou rádio FM, você poderá atender suas ligações enquanto dirige!

Tudo isso sem pagar uma fortuna por isso.


O P3214 possui a função Talk que conecta o seu celular via Bluetooth com o aparelho de som e permite atender suas ligações, ouvir e falar pelo viva-voz integrado ao som.


Além disso, você pode ouvir sua seleção de músicas preferidas via Bluetooth.


O áudio dos aparelhos celulares ou tablet's costumam ser muito baixos mesmo quando utilizamos o seu recurso de viva-voz. Considerando o barulho do trânsito, fica muito difícil ouvir e entender o que está sendo dito.

Com potência de som de 45W e excelente qualidade e fidelidade sonora, você ouvirá bem a conversa, mesmo com o barulho no trânsito. 


Rádio FM Estéreo com sintonia automática e memória FM de até 18 estações.


Com visor digital, leitor de cartões de memória SD e MMC, entrada USB para pen drives e entrada auxiliar P2 para conectar celulares, MP3 e outros aparelhos de áudio como celular, tablet, entre outros.


Design moderno de manuseio fácil e intuitivo. Possui  4 canais de amplificação de áudio pré-definidos para melhor ajuste do som de acordo com sua preferência.


No reprodutor de mídias ele conta a Função Repetir/Mudo, Função Random e seleção de pastas automática. 



01 Som Automotivo


R$ 299.90
174.90
Somente 81 peças