Mina Gongo Soco

Programa de transferência de renda começa na segunda-feira em Barão de Cocais

O benefício vai contemplar residentes que foram obrigados a abandonar suas casas, há cerca de cinco anos, devido ao risco do rompimento da barragem Sul Superior, da Mina Gongo Soco

Por Raíssa Oliveira
Publicado em 02 de maio de 2024 | 07:52
 
 
 
normal

Moradores de quatro distritos do município de Barão de Cocais, na região Central de Minas Gerais, começam a ser credenciados a partir desta segunda-feira (6 de maio) para um programa de transferência de renda (PTR). O benefício vai contemplar residentes que foram obrigados a abandonar suas casas, há cerca de cinco anos, devido ao risco do rompimento da barragem Sul Superior, da Mina Gongo Soco. 

O benefício é gerenciado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), que estima que cerca de 10 mil pessoas, moradoras dos distritos de Socorro, Tabuleiro, Piteiras e Vila do Gongo, tenham o direito a receber o PTR Cocais. Para o cadastramento, foi montado um posto de atendimento fixo na rua Dr. Moura Monteiro, nº 166, Vila Regina. O posto vai funcionar diariamente, inclusive aos sábados e domingos das 8h às 17h.

No espaço, também estará disponível um posto do Banco do Brasil para abrir conta bancária para aqueles que não possuem. No caso de menores de idade, o BB disponibilizará uma conta poupança. Já para os beneficiários adultos, o banco oferecerá opções de poupança, conta corrente ou mesmo planos de previdência privada.

Além do posto fixo, a FGV realizará ainda atendimento presencial volante nas comunidades mais distantes do Centro. O cronograma do serviço será divulgado com antecedência à população.

O benefício é resultado do acordo firmado entre a Vale, a Prefeitura e as Instituições de Justiça - Ministério Público do Estado de Minas Gerais, Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais e o Ministério Público Federal - no valor total de R$ 527 milhões, dos quais, R$125 milhões foram destinados ao PTR.

Somente pessoas listadas no acordo poderão, pessoalmente, fazer o seu cadastro. Para concluir o cadastro, o beneficiário deverá apresentar um documento de identidade. O PTR de Barão de Cocais tem previsão de durar um ano, a partir da data de homologação do contrato, assinado em maio. Os pagamentos serão realizados em três etapas ao longo desse período.

Cronograma 

Para facilitar o processo, a FGV estabeleceu uma ordem de atendimento por faixas etárias, começando por pessoas idosas. Confira as datas:   

  • Dias 06 e 07/05:  maiores de 75 anos 
  • Dias 08 e 09/05:  maiores de 70 anos 
  • Dias 10 e 11/05: maiores de 65 anos 
  • Dias 12 e 13/05: maiores de 60 anos 
  • Dias 14, 15, 16 e 17/05: menores de zero a 4 anos e gestantes 
  • A partir do dia 18/05: público em geral

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!