Recuperar Senha
Fechar
Entrar

Em BH

Projeto de lei prevê meia tarifa nos ônibus nos domingos e feriados

O projeto beneficia passageiros e empresas com o aumento de fluxo

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
1
Projeto de lei diminui tarifa nos domingos e feriados
PUBLICADO EM 14/07/17 - 15h40

O projeto de lei que garante desconto de 50% no valor das tarifas de ônibus aos domingos e feriados recebeu parecer favorável da comissão de desenvolvimento econômico, transporte e sistema viário, ontem na Câmara Municipal de Belo Horizonte.

Segundo o autor do PL 203/17, o vereador Doorgal Andrada, PSD, o projeto garante um aumento no fluxo de passageiros nos transportes públicos da capital. “O projeto traz benefícios para os passageiros e para as empresas de ônibus. Os cidadãos vão poder deixar o carro em casa e passear com a família pagando menos. Já os empresários de transportes lucrarão, já que o fluxo de passageiros nos finais de semana vai aumentar”, explica.

Andrada explica que esta medida já funciona em outras cidades como Salvador e Fortaleza e houve aumento o fluxo de passageiros, nestes locais. “Depois da meia tarifa nos domingos e feriados o número de pessoas que resolveram andar de ônibus nestas cidades aumentou. Em BH não será diferente”, disse. Ainda segundo o vereador não haverá custos ao município. “Os próprios passageiros vão custear sem perceber. Eles vão pagar as tarifas pela metade, mas teremos mais passageiros, só este aumento já custeia a medida”, explica.

Segundo o relator, o vereador bispo Fernando Luiz, PSB,  a redução da tarifa diminuiria o fluxo de carros nas ruas no final de semana. “A redução estimularia as famílias a saírem de casa para o lazer em parques, jardins, cinema, festas, teatros e clubes, o que promoveria também um ganho para saúde das pessoas, que abandonariam o sedentarismo nestas datas”, comenta.

Segundo a BHTrans, em média, 1,5 milhão de pessoas usam transporte público na cidade nos dias úteis. 750 mil usuários nos sábados e 376 mil nos domingos e feriados. Em nota, a empresa disse que não comenta sobre projeto de lei, mas que aos domingos, os passageiros já podem pagar meia tarifa ao utilizar o segundo ônibus no intervalo de 1h30 entre a primeira viagem. O PL ainda segue para análise da comissão de direitos humanos e defesa do consumidor.

O que achou deste artigo?
Fechar

Em BH

Projeto de lei prevê meia tarifa nos ônibus nos domingos e feriados
Caracteres restantes: 300
* Estes campos são de preenchimento obrigatório

comentários (5)

Enviar Comentário

Li e aceito os termos de utilização
Compartilhar usando o Facebook
ou conecte-se com

ATENÇÃO

Cadastre-se para poder comentar

Comentar com Facebook Comentar com Twitter