Centro de BH

Servidores municipais decidem continuar em greve e saem em passeata

Categoria voltou a rejeitar a proposta de reajuste de 2,8% a partir de janeiro de 2016 e faz ato em frente à Secretaria de Recursos Humanos

Por JOSÉ VÍTOR CAMILO
Publicado em 09 de outubro de 2015 | 11:49
 
 
 
normal

Os servidores municipais que estão em greve desde a última segunda-feira (5) decidiram pela manutenção do movimento em assembleia geral realizada na manhã desta sexta-feira (9), na praça da Estação, no Centro de Belo Horizonte. Após a votação, a categoria saiu em passeada em direção à sede da Secretaria de Recursos Humanos, na rua Espírito Santo. 

De acordo com o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Belo Horizonte (Sindibel), os trabalhadores compareceram em peso à assembleia e decidiram por unanimidade que seja dada continuidade ao movimento grevista. 

A categoria saiu então em passeada por volta  das 11h, deixando a praça e se deslocando em direção à sede da PBH, na Afonso Pena. De acordo com a BHTrans, os manifestantes passaram pela avenida dos Andradas com rua Guaicurus e continuam seguindo em direção à principal avenida da cidade. Após passagem rápida pela sede do município, eles seguiram em direção à Secretaria de Recursos Humanos. A manifestação chegou ao fim por volta de 12h30. 

Os servidores municipais exigem um reajuste de 25%, escalonado, a ser pago em 2015 e 2016, e um vale alimentação de R$ 30. A categoria se reuniu com a prefeitura na última quarta-feira (7), quando o município manteve o posicionamento anterior, que já havia sido rejeitado pelos servidores. Até então, segundo o sindicato, a adesão era de 70%, apesar dos serviços de urgência e emergência serem mantidos.

Em nota, a PBH informou que manteve a proposta de 2,8% sobre os salários e o vale-refeição já a partir de 1º de janeiro de 2016. A administração ainda alegou que somente uma reversão no cenário econômico do município e, especialmente do Governo Federal, poderá provocar a abertura de novas negociações.

Atualizada às 12h57

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!