Liberação

Viaduto Montese segue em obras 

Prevista inicialmente para maio, entrega da estrutura depende de ajustes

Por Luciene Câmara
Publicado em 03 de novembro de 2014 | 22:15
 
 
 
normal

As obras do viaduto Montese, na avenida Pedro I, na região de Venda Nova, na capital, não chegaram ao fim na semana passada, conforme o previsto. Nesta segunda, ainda havia operários trabalhando no local. A Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) informou, desta vez, que estão sendo finalizadas adequações no passeio e no meio-fio, e implantadas sinalização, iluminação e remanejamento de adutora de abastecimento de água. O órgão não precisou a data, mas promete terminar as intervenções no início deste mês e liberar as pistas para tráfego até o próximo dia 30.

A meta inicial era que o viaduto Montese fosse entregue até maio. Em fevereiro, a avenida foi interditada por causa de deslocamento lateral na estrutura. Na época, foram feitas correções, porém, desde a queda do viaduto Batalha dos Guararapes, em julho – que matou duas pessoas e feriu outras 23 –, o Montese segue fechado.

No mês passado, a reportagem de mostrou que obras em andamento no local indicavam que o elevado estava recebendo reforço na estrutura, conforme análise de engenheiros civis. Na ocasião, eram implantadas peças de aço, chamadas de “tirantes”, para estabilizar o elevado. O TEMPO

Agora, a prefeitura fará testes de carga para se certificar que o viaduto é resistente ao peso que ele terá de suportar. A Sudecap não deu detalhes sobre o teste – disse apenas que o serviço será executado junto com a finalização das obras. Sobre as intervenções ainda pendentes, a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) informou que a interligação da adutora está programada para esta quarta.

A Sudecap, por sua vez, declarou que a previsão de conclusão da obra do Montese “sempre foi o segundo semestre de 2014”. No entanto, e-mail enviado pelo órgão à reportagem, há um ano, dizia que a construção tinha “término contratual previsto para maio de 2014”.

A reportagem tentou ouvir a empresa Cowan, responsável pelas obras, mas não obteve retorno. No mês passado, a construtora informou que terminaria as intervenções até dia 30 de outubro.

Trincheira

Solução. A empresa Consol, que projetou viadutos da Pedro I, elabora o projeto básico da trincheira que irá substituir o Batalha dos Guararapes. Ainda não há acordo sobre quem custeará a obra.

Novos depoimentos na investigação

Projeto. O delegado Hugo e Silva, que investiga a responsabilidade criminal sobre a queda do viaduto Batalha dos Guararapes, ouviu nesta segunda o projetista da Consol, Rodrigo de Souza e Silva. O objetivo foi obter informações adicionais sobre projeto e cálculo.

Obra. Nesta terça, o delegado informou que vai ouvir mais três pessoas ligadas à Cowan, responsável pela obra. O prazo final para conclusão do inquérito é 8 de dezembro.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!