Nova Lima

Vídeo: homens são presos em operação contra o garimpo ilegal no Rio das Velhas

Eles irão responder pelo crime de usurpação de bens da União e, se condenados, podem receber pena de até cinco anos de prisão

Por Rayllan Oliveira
Publicado em 30 de abril de 2024 | 16:36
 
 
 
normal

Três homens foram presos durante a manhã desta terça-feira (30 de abril) suspeitos de garimpo ilegal nas margens do Rio das Velhas, em Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte. Eles irão responder pelo crime de usurpação de bens da União e, se condenados, podem receber pena de até cinco anos de prisão.

Veja o vídeo:

"O leito do rio é uma área de preservação permanente, não pode ter esse tipo de intervenção", destacou o tenente Cristiano Pinto Coelho, do Batalhão de Meio Ambiente da Polícia Militar de Minas Gerais. Conforme o tenente, a denúncia era de que dez homens estariam atuando no local. "Nós encontramos o trio em um dos pontos da denúncia. Os demais não estavam no momento da operação", detalhou.

Durante a operação, os policiais apreenderam quatro motores de sucção de água. Outros equipamentos de garimpo, como bateias (semelhante a uma peneira), carpetes e ferramentas, também foram recolhidos. "Eles utilizavam esse motor para sugar a água, que passava por um filtro. Assim eles conseguiam extrair o ouro", explicou o tenente.

O trio foi conduzido para a sede da Polícia Federal, em Belo Horizonte. Além de responder pelo crime de usurpação dos bens da União, eles foram multados em R$ 133 mil.
 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!