Recuperar Senha
Fechar
Entrar

Fábio Avelar usa verba em empresa de seu funcionário

Em seu conteúdo, o jornal exibe matérias sobre crimes ocorridos em Nova Serrana, campeonatos esportivos na região e, coincidentemente, eventos e agendas realizados pelo deputado

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
PUBLICADO EM 29/05/15 - 03h00

O deputado estadual Fábio Avelar (PTdoB) utilizou cerca de R$ 3.000 de sua verba indenizatória, destinada a serviços de divulgação de atividade parlamentar, para pagar serviços de seu próprio primo. Geraldo Wagner de Oliveira, funcionário comissionado da Prefeitura de Nova Serrana, é, também, dono do jornal “Tribuna do Oeste”.

Curiosamente, o “Tribuna do Oeste” tem como “diretor e editor responsável” o repórter Guilherme Morato. O próprio jornalista criou, em 2014, o jornal. Mas, em fevereiro deste ano, após Guilherme ser nomeado como assessor de Fábio Avelar na ALMG, os cuidados legais do semanário foram passados para Geraldo Wagner de Oliveira.

Em seu conteúdo, o jornal exibe matérias sobre crimes ocorridos em Nova Serrana, campeonatos esportivos na região e, coincidentemente, eventos e agendas realizados pelo deputado.

Procurado pela reportagem, a assessoria do parlamentar negou qualquer tipo de irregularidade na ação. “A verba é paga para a divulgação parlamentar. Apenas isso.” De acordo com o gabinete, o jornalista Guilherme Morato acompanha Fábio Avelar em viagens e produz material para suas redes sociais e site. Além disso, Morato seria apenas um colaborador do “Tribuna do Oeste”.

Apesar de o jornal ser propriedade de um primo do deputado, a assessoria de Fábio Avelar afirma, ainda, que não há qualquer tipo de relação extraprofissional com o semanário. “Não há favorecimento ao jornal.” Criado durante a eleição do ano passado, o “Tribuna do Oeste” ainda recebe publicidade da Prefeitura de Nova Serrana, que é ocupada por Jaime Martins, seu aliado.

FOTO: arquivo pessoal
01
Dirceu Ribeiro (PHS) e Vittorio Medioli

Cortesia. O deputado estadual Dirceu Ribeiro (PHS) visitou nesta semana a sede da Sempre Editora, que edita os jornais O TEMPO, Super Notícia, Pampulha e O TEMPO Betim. Na ocasião, ele foi recebido pelo fundador da Sempre Editora, o empresário Vittorio Medioli. Natural de Guidoval e ex-prefeito de Ubá por duas ocasiões, Ribeiro ocupa agora seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
 

FOTO: Valter Campanato/AGÊNCIA BRASIL
1
Dilma Rousseff

Cerimônia. A presidente Dilma Rousseff anunciou nesta quinta o envio ao Congresso do projeto que cria um registro nacional de identificação unificado, a cargo da Justiça Eleitoral. Em alguns anos, o cidadão terá um cartão inteligente com um número de identificação que reunirá RG, CPF, título de eleitor e outros dados.

Fogo amigo

A página de Facebook do deputado estadual Ramalho da Construção (PSDB), da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), postou, na última quarta-feira, uma foto em que o senador Aécio Neves (PSDB-MG) aparece ao lado do ex-presidente da CBF José Maria Marin, preso nesta semana pela polícia suíça por envolvimento em esquemas de corrupção. A publicação mostrava conteúdo de um site conhecido por se opor ao PSDB e contava com a legenda “Tucano é preso... na Suíça”. Logo após ter sido publicada, a imagem com o link para o conteúdo foi removida do perfil. Curiosamente, Ramalho é candidato à presidência do diretório da capital paulista do PSDB. As eleições para definir os dirigentes da sigla na cidade acontecem neste fim de semana, e ele é um dos favoritos para assumir o comando da sigla. De acordo com a assessoria do deputado, a publicação foi um “acidente” e pode ter sido compartilhada por engano, sem a percepção da equipe do tucano.

Títulos cancelados

A Justiça Eleitoral cancelou os títulos de 1.711.267 eleitores por ausência não justificada às urnas nas últimas três eleições. Os eleitores passíveis de ter o documento invalidado tiveram o prazo de 60 dias para regularizar a situação. Para a aplicação da regra de cancelamento, a Justiça Eleitoral considera que cada turno é uma eleição. Os maiores colégios eleitorais do país também tiveram o maior número de títulos cancelados – São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia e Rio Grande do Sul. Em São Paulo, esse número chegou a 479.200, em um total de 31.998.432 eleitores. Em Minas Gerais, entre os 15.248.681 eleitores, 148.235 tiveram o título cancelado. No Rio de Janeiro, foram 185.965 cancelamentos entre os 12.141.145 eleitores. Na Bahia, 136.137 eleitores tiveram os títulos cancelados no total de 10.185.417 eleitores, e, no Rio Grande do Sul, o número de cancelamentos chegou a 70.651. No exterior, entre os 354.221 eleitores, 31.930 títulos foram cancelados.

R$ 11 mil É O VALOR que o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) reservou para a compra de uma medalha, que será entregue à desembargadora Sandra de Santis Mendes de Farias Mello, por seus 50 anos de serviço público. Ela é casada com o ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Aécio tenta seduzir Taques

Pedro Taques (PDT), governador do Mato Grosso, se reunirá com o senador e presidente do PSDB, Aécio Neves, na próxima semana. O objetivo é tratar da filiação do governador ao tucanato. A decisão do STF que indicou governadores e senadores como titulares de seus mandatos, e não os partidos, tende a facilitar a mudança de sigla. No último dia 9, Taques esteve em evento do PSDB em Cuiabá. Na oportunidade, agradeceu aos tucanos pelo apoio nas últimas eleições e foi oficialmente convidado a se juntar ao partido pelo deputado estadual Wilson Santos (PSDB-MT). Ele já havia recebidos convites do deputado federal Nilson Leitão (PSDB-MT) e do próprio Aécio.

Controle de pombos

Propostas para ações de controle da população de pombos, que habitam o perímetro urbano serão temas de uma audiência pública na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), que será realizada na próxima semana. O requerimento, de autoria do deputado Noraldino Júnior (PSC), foi aprovado na tarde desta quinta pela Comissão de Proteção dos Animais. “Com a possibilidade de transmissão de doenças pelas fezes destes animais, acontecem incontáveis extermínios cruéis”, destacou. A comissão também aprovou outro requerimento, de Noraldino Júnior e Agostinho Patrus Filho (PV), que solicita uma reunião para debater políticas públicas referentes à “fauna” doméstica e silvestre desenvolvidas no país.

Fome e pobreza por Lula

O ex-presidente Lula viaja à Itália, na próxima quarta-feira (3), para participar de dois grandes eventos internacionais em que discursará sobre o combate à fome e à pobreza. Na sexta-feira (5), em Milão, Lula profere a Conferência Magna da sessão de encerramento do Fórum de Ministros da Agricultura na Expo Milão 2015. O tema do fórum é “Para além da Expo Milão 2015: a agricultura para alimentar o planeta”. No sábado (6), o ex-presidente faz a Conferência McDougall, na abertura da 39ª Conferência da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). Antes de ir para Milão, na quinta-feira (4), Lula se encontra ainda com o primeiro ministro Matteo Renzi, em Roma.

Rádio Super

O que achou deste artigo?
Fechar

Fábio Avelar usa verba em empresa de seu funcionário
Caracteres restantes: 300
* Estes campos são de preenchimento obrigatório
Log View