Recuperar Senha
Fechar
Entrar

Kassab convidou Pimentel para trocar o PT pelo PSD 

Um parlamentar pessedista, que pediu para não ser identificado, confirmou a proposta, mas disse crer que a situação dificilmente se desenvolverá para um acerto

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
PUBLICADO EM 01/09/15 - 03h00

A intenção do ministro das Cidades e presidente do PSD, Gilberto Kassab, de se aproximar do governador Fernando Pimentel (PT) foi além de pedidos para que os deputados estaduais da legenda se aproximassem da base governista da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). De acordo com interlocutores ligados ao governo de Minas, Kassab teria feito um convite para que Pimentel deixasse o PT e se filiasse ao PSD.

Ousada, a proposta feita por Kassab envolveria a chance de Pimentel ter maior protagonismo no cenário nacional sem precisar “responder a grandes caciques partidários”, como atualmente, em que Lula e Rui Falcão, presidente do PT, definem boa parte das situações eleitorais.

Um parlamentar pessedista, que pediu para não ser identificado, confirmou a proposta, mas disse crer que a situação dificilmente se desenvolverá para um acerto. “Existiu uma conversa, uma possibilidade nesse sentido. Há a percepção de que o PSD precisa crescer nacionalmente e se estabelecer como um dos principais partidos do país”, afirma. “Mas é complicado. O Fernando Pimentel tem um grande projeto para Minas Gerais. É um quadro tradicional e com muita história no PT. O convite foi só uma porta que se abriu mesmo. Acontece muito na política”, conclui.

O Aparte tentou entrar em contato com o ministro Gilberto Kassab, mas nenhuma ligação foi atendida. Já a Superintendência de Imprensa do governo de Minas afirmou que “não procedem as informações sobre o convite para mudança de partido” envolvendo o governador Fernando Pimentel.

João Vítor se prepara

Interlocutores ligados à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em conversa com o Aparte, afirmaram que o deputado estadual João Vítor Xavier (PSDB), já pensando nas eleições municipais de 2016, nas quais pretende se candidatar à Prefeitura de Belo Horizonte, está contratando uma empresa de comunicação para já iniciar os preparativos de sua campanha. Segundo a fonte, as tratativas devem se encerrar ainda nesta semana, com uma das sócias da agência Lupa Comunicação, do Rio de Janeiro, se reunindo com a equipe do tucano. A coluna entrou em contato com João Vítor Xavier, que negou a história. “Não tem nada disso. Nunca nem ouvi falar dessa empresa”, afirmou. Pessoas próximas da agência, no entanto, confirmam as negociações.

Prefeitos pela CIS

O prefeito de Contagem, Carlin Moura (PCdoB), defendeu com vigor a criação da Contribuição Interfederativa da Saúde (CIS), que tem sido classificada como a nova CPMF. Como vice-presidente de participação popular da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Carlin disse que, pelo fato de o imposto ser interfederativo, a divisão do bolo entre União, Estados e municípios seria já na origem e com destinação vinculada: financiar o SUS. Ele lembrou que a população e a expectativa de vida estão aumentando, gerando pressão sobre o SUS. Opinião idêntica à do prefeito de Esmeraldas, também na região metropolitana, Glacialdo de Souza (PT), que se diz 100% favorável. “Temos que deixar de ser demagogos. Essa verba seria bastante efetiva para a saúde. Se fossem outros impostos, seria contra. Mas a saúde precisa”, afirmou.

FOTO: Leo Fontes
01
Ex-prefeito Pimenta da Veiga

De volta. Meio sumido das articulações partidárias após a derrota nas eleições para o governo de Minas, o ex-ministro e ex-prefeito Pimenta da Veiga reapareceu nesta segunda em evento do PSDB em Belo Horizonte. Em seu entorno, há quem garanta que ele tem muito interesse em se candidatar à prefeitura da capital e muitos afirmam que Aécio não acha a ideia ruim.

R$ 50 mil É O VALOR que o Senado Federal empenhou para comprar 80 fragmentadoras de papel. Os equipamentos possuem uma velocidade mínima de 0,04 m/s de corte.

Condenado em Mato Verde

O desperdício de quase 30 toneladas de cimento e materiais que não foram utilizados para o seu devido fim, asfaltar ruas do município de Mato Verde, no Norte de Minas, resultou na condenação do prefeito José Gilvandro Leão (PSDB) no Tribunal de Contas do Estado (TCE-MG). Com a decisão, o tucano terá que pagar um valor de quase R$ 70 mil como ressarcimento ao Estado. Cerca de um ano antes de prestar contas, José Gilvandro tinha informado ao Departamento de Estradas e Rodagens (DER), que o município “estocou uma sobra de 30 toneladas, mas ela já havia se perdido com o tempo”.

Falta de mulheres

O Tribunal Regional Eleitoral de Minas (TRE-MG) condenou mais três representações propostas pela Procuradoria Regional Eleitoral em Minas Gerais (PRE-MG) contra partidos políticos que descumpriram a cota feminina em suas propagandas partidárias. PMDB, PT e DEM perderam, cada um, dez minutos do tempo de propaganda partidária a que teriam direito em 2016. Segundo a PRE-MG, para o cumprimento da lei, não basta a mera narrativa da propaganda pelo público feminino ou a utilização de filiadas ao partido nas inserções, sendo necessário conteúdo que efetivamente conclame as mulheres a participar da política.

Rádio Super

O que achou deste artigo?
Fechar

Kassab convidou Pimentel para trocar o PT pelo PSD 
Caracteres restantes: 300
* Estes campos são de preenchimento obrigatório
Log View