Recuperar Senha
Fechar
Entrar

ELEIÇÕES

Balanço da manhã é positivo, apesar da sujeira nas ruas

Promotor citou o caso da idosa que escorregou em um santinho no chão e caiu; durante a manhã 107 urnas deram defeito e precisaram ser trocadas

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
PUBLICADO EM 05/10/14 - 13h38

Nesse primeiro período de votação, na manhã deste domingo (5), o juiz Carlos Henrique Braga, diretor do foro eleitoral de Belo Horizonte, faz uma avaliação positiva das ocorrências. Segundo ele, os registros de crimes eleitorais e urnas substituídas foram poucos e dentro da expectativa diante do universo de 15 milhões de eleitores em Minas. “Até este momento as eleições ocorrem com tranquilidade e dentro de um coeficente absolutamente esperado”, afirmou.

O juiz criticou os eleitores que estão fazendo “selfies” dos seus votos e postando na internet. “Quem age dessa forma está descumprindo uma orientação do presidente da seção, que com certeza não viu, porque há orientação expressa nesse sentido de não entrar na cabine com o celular”, explicou Braga. Segundo ele, este eleitor pode responder por desobediência, e a punição será tipificada pela justiça eleitoral.

A conivência de algum mesário também pode ser apurada. A divulgação do voto na internet não é considerada boca de urna, mas é um comportamento irregular e anti cidadão já que o voto é sigiloso e a publicação dele é considerada violação das regras. Além disso, Braga lembra que os eleitores podem ter problemas com isso, como pressões por parte de partidos e candidatos.

Já o promotor Edson Resende, coordenador das promotorias eleitorais, destacou a sujeira eleitoral nas ruas da capital. “Tivemos um episódio lamentável que uma senhora que escorregou, caiu e machucou por causa dos santinhos jogados no chão, na porta da seção eleitoral. Muitas candidaturas ainda se utilizam de lançar santinhos em grande quantidades achando que alguns eleitores possam votar neles. É preciso que os candidatos evoluam e não espalhem esse material no dia da eleição. Ninguém tem que sujar a cidade pra ganhar voto e os eleitores tinham que utilizar isso como critério”.  A Justiça eleitoral está fazendo o possível, em parceria com a prefeitura, para limpar a cidade. As imagens das câmeras do Olho Vivo na capital e no interior serão utilizadas para identificar quem espalhou os santinhos de candidatos durante a madrugada e puni-los.

Até o momento, o balanço do TRE feito com as polícias Militar, Civil e Federal, além das próprias seções eleitorais, aponta que 40 pessoas foram presas por cometerem crimes eleitorais como boca de urna, propaganda eleitoral e transporte de eleitores. Outros 86 foram flagrados envolvidos em ocorrências menores, mas foram registrados e liberados. Já a Polícia Militar informou que prendeu 26 pessoas hoje em Minas, sendo 15 só em Ipatinga, no Vale do Aço. Um candidato a deputado estadual, Hélio Machado (PP), também foi preso transportando eleitores em Unaí, na região Noroeste de Minas.

Substituição

Várias regiões do Estado tiveram urnas que apresentaram defeitos na tela, no teclado, entre outros. Nesta manhã, 107 foram substituídas, sendo 37 na região metropolitana,  27 na capital. O TRE tem 5.000 urnas de contingência para que não precise utilizar a votação manual.

Rádio Super

O que achou deste artigo?
Fechar

ELEIÇÕES

Balanço da manhã é positivo, apesar da sujeira nas ruas
Caracteres restantes: 300
* Estes campos são de preenchimento obrigatório
Log View