Recuperar Senha
Fechar
Entrar

Performance

BH recebe obra inédita 

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
D-F
Processo. Graziela Kunsch vai concluir amanhã trabalho que começou na Bienal do ano passado
PUBLICADO EM 03/08/15 - 03h00

Com 36 anos, a paulista Graziela Kunsch pratica o que ela chama de “arte pública” desde os 14. Para ela, trata-se de uma questão de responsabilidade. “Tem um autor de que eu gosto muito, o geógrafo David Harvey, que diz que o direito à cidade não é só o direito de circular nela, mas é também o de mudá-la a partir dos nossos desejos e necessidades”, explica.

A artista está com uma obra – a frase “Tem uma Catraca no Meio do Caminho” – na entrada do Palácio das Artes, dentro da itinerância da 31ª Bienal de Arte de São Paulo. E vem à capital amanhã para uma performance surpresa e inédita, “Como Realizar Coisas que Não Existem”, na sala Juvenal Dias, que conclui o trabalho que ela iniciou na Bienal no ano passado.

“É um projeto que precisava da parceria da Prefeitura de São Paulo. E a gente iniciou um diálogo, mas não se concretizou”, explica Kunsch. Amanhã, então, a artista vai revelar pela primeira vez como adaptou e realizou a obra, que aborda questões ligadas à mobilidade e ao transporte público, sem esse apoio.

Defendendo que a surpresa e a presença do público são fundamentais para a performance, ela prefere não dar detalhes do que vai acontecer. Kunsch prefere que seus trabalhos falem por si mesmos, e queria até que sua frase que está na entrada do Palácio não estivesse identificada com seu nome. “Queria que ela se confundisse com a linguagem institucional, que as pessoas ficassem se perguntando que catraca é essa”, argumenta.

Ela só adianta que, para fazer sua revelação, convidou o movimento Tarifa Zero BH. E por um acaso do destino, diz ter contado com a ajuda da Prefeitura de Belo Horizonte, que decidiu reajustar as tarifas do transporte público no mesmo dia de sua performance. “Não tive a participação da Prefeitura de São Paulo, mas de alguma forma, vou ter a participação da Prefeitura de Belo Horizonte”, brinca.

Agenda

O que. Performance “Como Realizar Coisas que Não Existem”

Quando. amanhã, às 19h

Onde. Sala Juvenal Dias do Palácio das Artes – avenida Afonso Pena, 1.537, centro

entrada gratuita

O que achou deste artigo?
Fechar

Performance

BH recebe obra inédita 
Caracteres restantes: 300
* Estes campos são de preenchimento obrigatório
Enviar Comentário

Li e aceito os termos de utilização
Compartilhar usando o Facebook
ou conecte-se com

ATENÇÃO

Cadastre-se para poder comentar

Comentar com Facebook Comentar com Twitter