Xuxa Meneghel atravessa uma fase difícil na carreira: sem conseguir levantar a audiência de seu programa na Record, ela também encontra dificuldades para emplacar no YouTube. Há quatro meses na plataforma de vídeos, seu Canal X tem apenas 90 mil seguidores. O brasileiro mais popular do site, Whindersson Nunes, já passa dos 16 milhões. Os 25 vídeos publicados por Xuxa somam até agora 3,7 milhões de visualizações. O mais assistido, aliás, não foi produzido especificamente para o canal: com 1,6 milhão de views, o líder é o vídeo em que a Rainha dos Baixinhos, após problemas com o jatinho que a levaria ao Piauí em dezembro, avisa aos fãs que passa bem.
O valor pago a criadores de conteúdo no YouTube varia de acordo com o engajamento do público. Mas, se for considerada a quantia média e amplamente divulgada de US$ 1 a cada mil visualizações, Xuxa recebeu apenas US$ 3.700 (quase R$ 12 mil) nesses quatro meses – algo irrisório diante das cifras milionárias com que ela está acostumada.
A loira leva a pior se comparada a outros famosos que também se aventuram na internet – e que têm trajetórias televisivas menos relevantes que a dela. Caso de Giovanna Ewbank, cujo vídeo publicado na terça-feira (17), no qual entrevista o marido, Bruno Gagliasso, teve 900 mil visualizações em pouco mais de um dia e chegou a figurar entre os destaques do site. Outros cases de sucesso no YouTube são a jovem Maisa Silva, que soma 2,3 milhões de seguidores e 118 milhões de visualizações, e o apresentador Celso Portiolli, com 2,2 milhões de seguidores.