Recuperar Senha
Fechar
Entrar

Artes visuais

De corpo presente na produção de obras

Galeria de Arte do Centro Cultural Sesiminas apresenta projeto em que convida as pessoas a intervir nas criações

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
1
Artista mineira Juliana Gontijo apresentará “Troco Desenhos”
PUBLICADO EM 20/04/17 - 03h00

Os conceitos de artista e de espectador se misturam em “Corpo Presente: a Performatividade da Presença-ausência”, novo projeto da Galeria de Arte do Centro Cultural Sesiminas que será apresentado nesta quinta-feira (20) e ficará disponível para visitação até outubro. Isso porque a proposta do projeto, desenvolvido pela curadora da galeria, Esther Mourão, é que as pessoas que passam pelo espaço participem ativamente na construção das obras juntamente com os artistas que as idealizaram.

“A nossa galeria é uma passagem. Obrigatoriamente, as pessoas têm que passar aqui para ir ao teatro e ao café ou para comprar ingressos. Nós percebíamos que muita gente olhava para as obras, mas não era possível mensurar a reação delas. Diante disso, pensamos que seria interessante pegar esses passantes e colocarmos como coautores das obras. Quisemos trazer o público para participar do processo criativo dos artistas”, afirma Esther.

Para compor o projeto ousado, Esther afirma que convidou artistas que “topassem entrar nessa confusão”, uma vez que se faz necessária a participação dos artistas de corpo presente praticamente por oito meses. Dos 30 artistas convidados pela curadora, 14 toparam participar. O projeto conta ainda com três coletivos.

“O processo é tão orgânico que ainda podem entrar mais dois”, diz Esther, sem citar nomes.

Obras. Juliana Gontijo é uma das artistas que aceitaram participar da mostra. Ela está à frente de “Troco Desenhos”, que será exibido nesta quinta-feira (20) e será apresentado quando houver grandes eventos no centro cultural. “Nessa ação, monto uma banca de rua e proponho que as pessoas negociem comigo algum desenho meu por qualquer objeto que ela tiver”, afirma Juliana ao destacar que “a resposta do meu trabalho vai de acordo com o que a pessoa me oferecer. Podem sair desenhos sensacionais como outros mais simples”, afirma.

Ela conta ainda que foi intenção de todos os artistas selecionados pensar em obras que pudessem se conectar umas às outras. “A ideia é que cada artista não faça nada separado”, afirma. Ao longo do ano, ainda serão produzidos registros que darão origem a um catálogo sobre o projeto.

Outros

Dentre os 14 artistas que participarão da mostra, estão Warley Desali, Loreno Ross e Paula Lanza, responsáveis pela exposição “Canteiro de Obras”, em cartaz durante todo o ano, e João Maciel, que apresentará “Zeladoria”, ao longo do mês de abril. 


Agenda

O quê. Mostra Coletiva “De Corpo Presente: a Performatividade da Presença-ausência”
Quando. Abertura nesta quinta-feira (20), às 19h, com visitação até outubro.
Onde. Galeria de Arte do Centro Cultural Sesiminas (rua Padre Marinho, 60, Santa Efigênia)
Quanto. Gratuito.

O que achou deste artigo?
Fechar

Artes visuais

De corpo presente na produção de obras
Caracteres restantes: 300
* Estes campos são de preenchimento obrigatório
Enviar Comentário

Li e aceito os termos de utilização
Compartilhar usando o Facebook
ou conecte-se com

ATENÇÃO

Cadastre-se para poder comentar

Comentar com Facebook Comentar com Twitter