Recuperar Senha
Fechar
Entrar

Artes cênicas

Entre o palco e a rua propondo olhares para as várias urgências

Nova edição do Festival Cenas Curtas do Galpão Cine Horto começa nesta quarta (13) e segue até domingo

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
gj
“As Senhoras Trevosas de Bethlehem” é uma das cenas de hoje
PUBLICADO EM 13/09/17 - 03h00

Apesar da escassez de recursos que atinge os projetos da área da cultura, o Festival Cenas Curtas do Galpão Cine Horto, previsto para começar nesta quarta, dia 12/09, e permanecer em cartaz até domingo, mantem-se de pé, e para o diretor do centro cultural, Chico Pelúcio, esta é uma ação necessária a ser mantida.

“Esse festival é de resistência. Nós passamos por um momento difícil do ponto de vista financeiro, com dificuldade de patrocínio, mas a gente sabe da importância de não se interromper alguns projetos. Por isso, a gente faz questão de continuar com o Cenas Curtas”, afirma ele.

Em sua 18ª edição, o evento segue com o formato de apresentação de quatro cenas por dia. Desta vez, haverá uma retomada dos trabalhos de rua, que estiveram cada vez menos frequentes na programação do festival desde 2008. “Nós resolvemos reforçar isso exatamente por conta da constatação dessa ausência. Nós sabemos que é mais difícil, às vezes, produzir o trabalho de rua do que o de palco. Outro motivo fundamental é que, em razão da situação do país, nós precisamos ir para a rua cada vez mais. Temos que ocupar as praças e as ruas da cidade de todas as formas, e o teatro é uma maneira muita potente de se estar democratizando o uso e ressignificando esses espaços”, frisa Pelúcio.

Em vez de focar numa única temática, a proposta deste ano foi acolher uma diversidade de abordagens que refletem os anseios, as lutas e as discussões promovidas por diferentes grupos. “Nós entendemos que vivemos um momento de tantas urgências que seria injusto de nossa parte fazer um único recorte. Então, nós entendemos que são várias questões que são políticas, sociais, econômicas, raciais, de gênero, e que estão tocando não só o universo da arte mas o dia a dia das pessoas”, completa Gisele Milagres, coordenadora geral do Galpão Cine Horto.

Nesta quarta, dia 13/09, também será realizado o lançamento da 13ª edição da “Subtexto – Revista de Teatro do Galpão Cine Horto”. “Ela tem como tema a formação de espectadores, o que casa perfeitamente com o que a gente espera do festival, que é um lugar de experimentação e formação também”, diz Gisele

Agenda

o quê. Abertura da 18ª edição do Festival Cenas Curtas do Galpão Cine Horto

quando. Quarta, dia 13/09 às 19h30

onde. Galpão Cine Horto (rua Pitangui, 3613, Horto)

quanto. R$ 20 e R$ 10 (meia)

programação completa. galpaocinehorto.com.br

O que achou deste artigo?
Fechar

Artes cênicas

Entre o palco e a rua propondo olhares para as várias urgências
Caracteres restantes: 300
* Estes campos são de preenchimento obrigatório
Enviar Comentário

Li e aceito os termos de utilização
Compartilhar usando o Facebook
ou conecte-se com

ATENÇÃO

Cadastre-se para poder comentar

Comentar com Facebook Comentar com Twitter