Recuperar Senha
Fechar
Entrar

Fenômeno

MIS apresenta a mostra completa de ‘Star Trek’

Cinquenta anos após sua criação, produção se mantém relevante ao explorar temática humanista

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
star trek
“Star Trek: Uma Jornada Humanista” exibirá ao todo 13 filmes
PUBLICADO EM 03/01/18 - 03h00

O MIS Cine Santa Tereza apresenta, a partir desta quarta (3), a mostra “Star Trek: Uma Jornada Humanista” com exibição de todos os longas- metragens dessa que é uma das mais icônicas e longevas franquias da cultura pop. São ao todo 13 filmes, alguns dirigidos por seus protagonistas clássicos, como Leonard Nimoy (1931- 2015) – o Spock – e William Shatner – o capitão Kirk –, até os reboots mais recentes produzidos por J.J. Abrams.

Nascida como série de TV em 1966, pelas mãos do roteirista Gene Roddenberry (1921 - 1991), “Star Trek” se tornaria um fenômeno global com sua temática humanista, multirracial e anti-belicista. Entre os seus inúmeros marcos, está o primeiro beijo inter-racial na TV americana, protagonizado pelos personagens Capitão Kirk (branco) e Tenente Uhura (negra), que era interpretada pela atriz Nichelle Nichols. Nichelle conta que na época iria abandonar a série, mas foi convencida da importância e representatividade de sua permanência para a comunidade afrodescendente mundial por ninguém menos que Martin Luther King, fã confesso da franquia. A partir de 1978, “Star Trek” chegou também aos cinemas com “Jornada nas Estrelas”.

Segundo César Gilcevi, curador da mostra, “Star Trek” se mantém relevante há mais de 50 anos devido não somente aos bons roteiros, tanto dos seriados quanto dos filmes, mas principalmente porque extrapola o universo sci-fi nerd e cinematográfico.

“A série se tornou uma espécie de manifesto utópico em prol de uma humanidade futura livre de intolerâncias, fundamentalismos e guerras e por pregar a alteridade, o conhecimento do outro. A nova fornada trekker, inclusive, tem causado incômodo em conservadores por dar papel de destaque às mulheres e à comunidade LGBT”, completa.

Da semana

Quarta-feira (3), às 17h

“Jornada nas Estrelas” (2009)

Quinta-feira (4), às 17h

“Além da Escuridão: Star Trek” (2013)

Sexta-feira (5), às 17h

“Jornada nas Estrelas; Beyond” (2016)

Sábado (6), às 19h

“Jornada nas Estrelas: O Filme” (1979)

Domingo (7), às 17h

“Jornada nas Estrelas II: A Ira de Khan” (1982)

Domingo (8), às 19h

“Jornada nas Estrelas III: À Procura de Spock” (1984)

Mostra “Star Trek: Uma Jornada Humanista”. De 3 a 14 de janeiro, no MIS Cine Santa Tereza (rua Estrela do Sul, 89, Santa Tereza). Entrada gratuita

O que achou deste artigo?
Fechar

Fenômeno

MIS apresenta a mostra completa de ‘Star Trek’
Caracteres restantes: 300
* Estes campos são de preenchimento obrigatório
Enviar Comentário

Li e aceito os termos de utilização
Compartilhar usando o Facebook
ou conecte-se com

ATENÇÃO

Cadastre-se para poder comentar

Comentar com Facebook Comentar com Twitter