Recuperar Senha
Fechar
Entrar

Memória

Museu é reaberto em Mariana

Após sete anos fechada, Casa Alphonsus de Guimaraens volta a funcionar neste sábado (9)

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
0
Museu. Casa de Alphonsus de Guimaraens passou por reformas antes de reabrir
PUBLICADO EM 09/07/16 - 03h00

Após passar sete anos de portas fechadas, o Museu Casa Alphonsus de Guimaraens será reaberto neste sábado (9), às 11h, em Mariana (rua Direita, 35, centro).

“Os moradores de Mariana têm grande afinidade com o poeta simbolista, que é autor da letra do hino da cidade, cantado com entusiasmo em todas as cerimônias relevantes. Ao reabrirmos o museu, devidamente restaurado, depois de sete anos em que esteve fechado à visitação, possibilitaremos o reencontro da comunidade com esse ícone da cidade”, comemora a superintendente de Museus e Artes Visuais, Andréa de Magalhães Matos.

Criado em 7 de março de 1987, o local foi fechado em 2009 graças ao seu péssimo estado de conservação. Em 2013, iniciaram-se as obras de recuperação.

Agora, o museu é reinaugurado após reformas na parte hidráulica e elétrica, troca do telhado e do forro, elaboração de projetos de incêndio, sinalização e iluminação, adaptação de acessibilidade, restauração de parede interna, pintura interna e externa, reforma dos banheiros e cozinha.

A partir deste sábado (9), o visitante poderá conferir um resumo da vida e obra do poeta simbolista Alphonsus de Guimaraens. Fotografias do imóvel feitas por Ailton Fernandes entre 2009 e 2016, período em que o imóvel esteve fechado, estão dispostas no primeiro pavimento. O segundo andar é preenchido com mobiliário, livros e objetos que remetem à história do autor. Banners instalados no imóvel também ajudam a contar a trajetória do poeta, como a histórica visita de Mário de Andrade ao escritor, realizada em 1919.

Na celebração de abertura, os “Afonsinhos”, grupo de crianças e jovens mantido pela Academia Marianense de Letras que recitam poesias de Alphonsus de Guimaraens, farão uma apresentação.

O que achou deste artigo?
Fechar

Memória

Museu é reaberto em Mariana
Caracteres restantes: 300
* Estes campos são de preenchimento obrigatório
Enviar Comentário

Li e aceito os termos de utilização
Compartilhar usando o Facebook
ou conecte-se com

ATENÇÃO

Cadastre-se para poder comentar

Comentar com Facebook Comentar com Twitter