Recuperar Senha
Fechar
Entrar

Artes visuais

Obras do francês Samuel Perrard compõem a 'Flash Expo'

Pintor tem predileção por formas circulares e composição de cores contrastantes em suas telas

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
Samuel Perrard
Dez obras de Samuel Perrard estarão expostas até amanhã
PUBLICADO EM 12/01/18 - 03h00

A exposição “Flash Expo”vai aproveitar a rápida passagem do jovem pintor francês Samuel Perrard por Belo Horizonte para apresentar o trabalho do artista. Dez obras de pintura com acrílica e desenho em pastel estão expostas na Aliança Francesa até sábado (13).

Ao longo de sua carreira, Perrard debruçou sua pesquisa sobre as formas geométricas – com predileção por figuras circulares –, conjugada também ao estudo sobre a composição de cores.

“Minha pintura é completamente abstrata, mas visa traduzir a luz em cores. Eu uso uma composição entre cores quentes e frias para criar um contraste e, mais especialmente, cores opostas nos círculos cromáticos. Isso é o que produz o efeito mais forte: azul-laranja, vermelho-verde e, às vezes, amarelo-roxo. O número de cores é sempre limitado a 10-12 para reforçar esse efeito. Então, escolho uma organização das cores que equilibram toda a composição”, comenta Perrard.

Ele conta que suas pinturas buscam provocar emoções positivas ao observador. “A ideia é produzir um efeito forte, mas sempre com uma harmonia da composição global”, observa.

Na exposição, haverá várias composições de pinturas e desenhos em pastel em que o artista se vale de formas iguais ou similares, mas, em contraposição, faz escolhas por cores radicalmente diferentes, o que enfatiza os estudos de Perrard sobre a relação entre cores e formas.

“A escolha dos círculos também está relacionada à luz. Os círculos relembram a luz. A composição global também visa equilibrar os efeitos das cores brilhantes e a precisão das linhas com a redondeza das formas. Os círculos dão uma suavidade à pintura”, conta.

Serviço. “Flash Expo” de Samuel Perrard, até sábado (13), das 8h às 20h, na Aliança Francesa (rua Tome de Souza, 1.418, Savassi). Entrada gratuita

O que achou deste artigo?
Fechar

Artes visuais

Obras do francês Samuel Perrard compõem a 'Flash Expo'
Caracteres restantes: 300
* Estes campos são de preenchimento obrigatório
Enviar Comentário

Li e aceito os termos de utilização
Compartilhar usando o Facebook
ou conecte-se com

ATENÇÃO

Cadastre-se para poder comentar

Comentar com Facebook Comentar com Twitter