Recuperar Senha
Fechar
Entrar

Revistas independentes

Publicações criam espaços para a troca de ideias

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
Publicações criam espaços para a troca de ideias
PUBLICADO EM 27/01/12 - 01h00

Ao mesmo tempo em que as cada vez mais numerosas publicações belo-horizontinas têm levado a outros cantos uma série de ideias, acontecimentos e pesquisas produzidas na capital mineira, são notáveis os desdobramentos que o mesmo fenômeno tem causado pelas bandas de cá.

Além da movimentação provocada pela abertura de editais e o esquema colaborativo que sustenta boa parte das revistas, muitas das publicações recém-lançadas em Belo Horizonte têm chegado à cidade em meio a movimentados encontros em que a troca de ideias e experiências dão o tom.

"No fim das contas, a criação de revistas também é um meio de conhecer novas ideias, novas pessoas e a própria cidade. É um modo de se articular, ganhar poder político e, quem sabe, conseguir mudar alguma coisa", analisa Felipe Carnevalli, um dos editores da independente "Parahyba", cujo segundo número deve ser lançado em março.

Coordenadora da "Revista Nuvem", produzida desde 2009 por alunos da Escola de Belas Artes da UFMG, a pesquisadora Brígida Campbell enxerga no mesmo fenômeno a possibilidade de oferecer alternativas às ideias e informações veiculadas pela grande mídia.

"De certo modo, essas publicações trazem um refresco para o pensamento, desestabilizando aquela velha ideia de que a informação está nas mãos de poucos. Vivemos um momento privilegiado, em que é possível colocar ideias no ar, assim como compartilhar processos e experiências", ressalta Brígida, que encontra na "Revista Nuvem" uma oportunidade de experimentar as possibilidades do suporte.

Carol Macedo, por outro lado, aposta no atual momento como um possível divisor de águas. "Ao longo de um bom tempo, a gente acompanhou muita gente da nossa área que acabou se rendendo a São Paulo. É muito bom ver que quem ficou está criando um universo produtivo e fértil, quem sabe capaz de fortalecer nosso próprio mercado editorial".

Agenda
O quê. Lançamento da "Revista Marimbondo"
Quando. Hoje, das 16h às 20h
Onde. Teatro Espanca! (rua Aarão Reis, 542, centro)
Quanto. Entrada gratuita

O que achou deste artigo?
Fechar

Revistas independentes

Publicações criam espaços para a troca de ideias
Caracteres restantes: 300
* Estes campos são de preenchimento obrigatório
Enviar Comentário

Li e aceito os termos de utilização
Compartilhar usando o Facebook
ou conecte-se com

ATENÇÃO

Cadastre-se para poder comentar

Comentar com Facebook Comentar com Twitter