São Paulo. Seguido por milhões na internet, porém, anônimo na fila da padaria. A chegada da geração Z à fase adulta é o mote de “Quero Ter 1 Milhão de Amigos” (#QT1MA), sitcom da produtora Mira Filmes – encabeçada pela apresentadora e cineasta Marina Person –, que estreia hoje, na Warner. Com 13 episódios de 30 minutos, exibidos sempre às 20h, a série acompanha a dualidade da webcelebridade Érico (Victor Mendes), vlogger popular na internet e a personificação do fracasso no mundo real.
Nerd convicto, viciado em “League of Legends” e em HQs de super-heróis, Érico é uma versão “Malhação” de Sheldon Cooper – personagem de Jim Parsons na série “The Big Bang Theory” –, sem a genialidade no campo da física. Tem seus amigos nerds, frequenta ambientes nerds e usa roupas com estampas de jogos de computador, mas não pensa em trabalhar ou estudar.
O texto vai pelo caminho da comédia de cotidiano, apoiado em um grupo de personagens estereotipados e que provoca, ainda que indiretamente, a identificação da audiência com algumas situações vividas pelo protagonista e seus amigos desajeitados. “Tivemos o cuidado de perceber se estávamos rindo dos personagens ou com os personagens”, disse o roteirista Bernardo Barcellos. “Não queremos ridicularizar os nerds, até porque boa parte da equipe de criação da série pertence a esse universo”.
“Quero Ter 1 Milhão de Amigos” foi criada originalmente para a TV Cultura, mas a crise da emissora engavetou a sitcom. Como o período de exclusividade expirou, a série encontrou a chance de ir ao ar na TV paga – no caso, na Warner. “Não sabemos se a Cultura voltará a dar atenção para a nossa série e percebemos que não somos prioridade deles”, comentou o diretor Gustavo de Rosa Moura.