Esqueça todos os espetáculos que você já viu para crianças pequenas. “Concertos para Bebês: Brasil”, que cumpre temporada neste fim de semana e no próximo, no Teatro Marília, é completamente diferente. Para começar, ele não é feito para ser apenas visto, mas também para ser sentido. Destinado a crianças de 0 a 3 anos, o evento consegue prender a atenção desse público, normalmente muito inquieto, durante quase uma hora.
Surpreendente do primeiro ao último minuto, o espetáculo brinca com os sentidos. Visão, audição e tato, além dos sentimentos, estão autorizados a entrar em cena, assim como os pequenos, que fazem parte da apresentação. Bebês engatinhando pelo palco, outros tateando os instrumentos, crianças maiorzinhas correndo atrás de bolhas de sabão, entrando debaixo de panos ou dançando livremente, atores sentados ou agachados para olhar os espectadores nos olhos: é assim que o show acontece.
“A participação das crianças é fundamental para que a apresentação aconteça. Tudo é construído com a ajuda e participação do público”, diz o diretor Cássio Pinheiro. Mas, para que a interação ocorra, é preciso ganhar a confiança do público.
No palco. Presente na apresentação do fim de semana passado, a reportagem viu que as surpresas começam antes mesmo do espetáculo, quando o público se depara com as portas do teatro fechadas até o horário previsto para o início. É quando o elenco surge, já tocando seus instrumentos e brincando com as crianças. O pequeno garotinho no colo do pai logo se rendeu à moça sorridente que tocava para ele; a menina que levava um sapo de pelúcia nas mãos ganhou um solo exclusivo de “O Sapo Não Lava o Pé”. “Nós pedimos licença às crianças para aproximarmos delas”, diz Pinheiro.
Conquistados, eles são convidados a entrar, mas não a ocupar as cadeiras da plateia: é de cima do palco, sentados em almofadas ou cadeiras, ou brincando, como preferirem, que todos assistem e participam do espetáculo.
Inspiração. “Concertos para Bebês: Brasil” é inspirado em um espetáculo português dirigido por Paulo Lameiro. A versão brasileira valoriza a música e a cultura do país.
Repertório. O repertório valoriza o cancioneiro popular brasileiro de todas as épocas, com músicas que vão desde “Lição de Solfejo XXIII”, de Luiz Alvares Pinto, composta no século XVIII, passando por Chiquinha Gonzaga e Chico Buarque.
Para a proposta funcionar, o público tem que ser menor
FOTO: Kika Antunes/divulgação |
Todos sentam-se no palco no espetáculo em cartaz em BH |
Com a proposta de fazer um espetáculo bem próximo do público, com elenco e plateia dividindo o palco, o número de espectadores é limitado. São, no máximo, cem pessoas, entre adultos e crianças. O espaço físico, porém, não é o único limitador. “Para ter a qualidade que queremos, o zelo com as crianças, não podemos ter um público maior”, diz o diretor Cassio Pinheiro.
Todos os artistas em cena são mineiros e foram selecionados ao longo de dois anos por meio de critérios artísticos e pela capacidade de interagir e cativar as crianças. “Todos que estão lá trabalham com crianças e têm carinho por elas. A ideia é ter a criança colocando a sua sensibilidade no espetáculo”, afirma. O grupo já tem convite para uma turnê no Rio de Janeiro e para participar de eventos em Portugal e na Espanha, em 2018.
Agenda
O quê. “Concertos para Bebês: Brasil”
Quando. 21, 22, 28 e 29 de outubro, às 11h
Onde. Teatro Marília (av. Prof. Alfredo Balena, 586, Santa Efigênia)
Quanto. Na bilheteria do teatro, R$ 70 (inteira) e R$ 35 (meia – crianças pagam meia). Nos postos do Sinparc ou pelo site www.vaaoteatromg.com.br, R$ 30 para todos